Por Itasat
O América voltou a vencer no Campeonato Mineiro. Após enfrentar muitas dificuldades no primeiro tempo, o time do técnico Marquinhos Santos conseguiu se impor na segunda etapa e bateu o Pouso Alegre por 1 a 0, em partida disputada na noite desta terça-feira (8), no Estádio Manduzão.
Com o resultado, o Coelho iguala o número de pontos (10) que o Atlético tem na liderança da competição. O Galo segue na frente por conta do saldo de gols. Já o Dragão do Sul de Minas segue na zona de rebaixamento, sem nenhuma vitória até aqui.
O triunfo foi ainda mais especial para Henrique Almeida. O atacante, que marcou de pênalti o único gol da partida, não balançava as redes desde 2019, quando ainda atuava pela Chapecoense. Outra boa notícia para o torcedor americano foi a estreia do colombiano Índio Ramírez, que teve boas participações na segunda etapa, quando substituiu Juninho Valoura.
Na próxima rodada do Campeonato Mineiro, o Coelho tem pela frente o clássico contra o Atlético, no sábado, às 16h30, no Independência. Já o Pouso Alegre visita a Caldense no domingo, às 11h.
O jogo
Contando com o apoio do torcedor, que fez muito barulho no Manduzão, o Pouso Alegre começou a partida com tudo e quase abriu o placar logo no segundo minuto com o nigeriano Eberê. O atacante foi a principal arma ofensiva do time da casa, que foi superior ao Coelho em toda a primeira etapa e criou ao menos três oportunidades relevantes.
Aos 38 minutos, Lucas Kal derrubou o volante Fraga e o árbitro marcou a falta. Para o comentarista Márcio Rezende de Freitas, a infração aconteceu dentro da área e a penalidade deveria ter sido assinalada.
A única chegada importante do América foi em um escanteio batido do lado direito do ataque. Após um bate e rebate, o argentino Conti finalizou bem e parou no goleiro Cairo, única vez que foi exigido antes de voltar para os vestiários.
O América voltou melhor no segundo tempo, conseguindo pressionar o Pouso Alegre e ocupar o campo ofensivo. A recompensa veio aos sete minutos. Após chute de Cáceres, o volante Gledson bloqueou a bola com a mão. Penalidade marcada e convertida por Henrique Almeida, que abriu o marcador.
O restante da partida seguiu sob controle do Coelho, que, se não criou oportunidades cristalinas para ampliar a vantagem, também não deu espaço para o time da casa pressionar a meta alviverde até os 35 minutos da etapa final.
Nos últimos suspiros, o Dragão conseguiu entrar na área do goleiro Jori, que não precisou fazer nenhum milagre e foi seguro quando exigido, garantindo a vitória americana.
Ficha do Jogo
Pouso Alegre: Cairo; Lucas Rodrigues, Maycon, Luanderson e Elivélton Foguinho; Wesley, Fraga (Gabriel), Gledson (Rafinha) e Carlinhos; Iago (João Marcos), Eberê e Bruno Moraes (Gabriel Porquinho). Técnico: Eriberto da Cunha
América: Jori, Cáceres, Conti, Gustavo Marques e João Paulo; Zé Ricardo, Lucas Kal e Juninho Valoura (Índio Ramírez); Rodriguinho, Henrique Almeida (Arthur) e Felipe Azevedo (Gustavinho). Técnico: Marquinhos Santos
Motivo: 5ª rodada do Campeonato Mineiro 2022
Data: 8 de fevereiro
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Manduzão, em Pouso Alegre
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva
Gols: Henrique Almeida (8'2T)
Cartão amarelo: Luanderson e Gledson (Pouso Alegre); Felipe Azevedo (América), Lucas Kal, Juninho Valoura