Por Itasat
Na próxima segunda-feira (7), deve decolar em Brasília, às 15h, um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para resgatar brasileiros que estão deixando a Ucrânia para fugir da invasão russa.
A aeronave é uma KC-390 Millenium, que deve buscar os cidadãos brasileiros e também vai levar onze toneladas e meia de material de ajuda humanitária.
O avião da FAB vai para Varsóvia, na Polônia, onde os brasileiros devem embarcar de volta para o Brasil. A chegada está prevista para a próxima quinta-feira (10), de acordo com orientações da Presidência da República. A coordenação dos trabalhos será dos Ministérios das Relações Exteriores e da Defesa.
Em relação aos ucranianos, o Governo brasileiro publicou nesta quinta-feira (3), uma portaria que autoriza a entrada de ucranianos refugiados, que podem receber visto de seis meses.
Os imigrantes que desejarem solicitar permanência no Brasil podem pedir residência temporária por dois anos ou até por tempo indeterminado. Os termos da portaria foram discutidos pelos ministros da Justiça e das Relações Exteriores.