Por Itasat
Um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) resgata, nesta quarta-feira (9), cerca de 40 brasileiros que estavam morando na Ucrânia e que, agora, deixam o país para fugir da guerra causada pelo avanço das tropas russas em solo ucraniano há duas semanas.
Além dos brasileiros, o avião da FAB levará 23 ucranianos e um polonês que já conseguiram vistos para permanecer no Brasil. Seis cachorros pertencentes às famílias também serão levados, após liberação das autoridades da FAB. Eles serão conduzidos em compartimentos para transportes de animais.
De acordo com informações da Força Aérea Brasileira, o avião trouxe para a Polônia mais de 11 toneladas de donativos, com o objetivo de abastecer os refugiados ucranianos com água e comida.
Como a Itatiaia vem acompanhando, o clima ainda é de tensão nas fronteiras entre a Polônia e a Ucrânia. Os poloneses estão preocupados com o anúncio do governo em ceder 23 caças MIG-29, que são aeronaves de guerra, para reforçar o exército ucraniano na resistência contra a Rússia.
O temor polonês em Varsóvia é que o anúncio de cessão desses aviões à Ucrânia possa tensionar ainda mais as relações com a Rússia e encaminhar a entrada da Polônia de vez para o conflito.
Ao todo, mais de 1,2 milhão de ucranianos já se deslocaram para a Polônia em tentativas de fuga da guerra na Ucrânia.