Por Itasat
O governo da Polônia anunciou, nesta terça-feira (08), que vai ceder "imediata e gratuitamente" todos os seus caças MIG-29 para o governo americano, como forma de auxiliar a Ucrânia sem se envolver diretamente na guerra. Os caças serão enviados para uma base alemã e ficarão disponíveis para o governo americano. Serão aproximadamente 23 caças, mas como foram fabricados há pelo menos 30 anos, ainda não se sabe quantos estão em condições de operação.
O Ministério das Relações Exteriores ucraniano pediu que outros membros da Otan também disponibilizem arsenal para a reação.
Essa foi a estratégia encontrada pela Polônia para auxiliar a Ucrânia sem, no entanto, fazer uma doação direta para evitar retaliações bélicas de Vladimir Putin.
O enviado especial da Itatiaia ao Leste da Europa, Lucas Ragazzi, relata o clima de animosidade entre poloneses e russos. As redes de televisão local exibem diversos documentários e reportagens críticas ao presidente Putin, destacando casos de corrupção, polêmicas e a os ataques a cidades ucranianas promovidas pelo Kremlin.