RR MÍDIA 3
Coperlidere
Presidente do Senado

Rodrigo Pacheco diz que não será candidato à Presidência da República

Nome do presidente do Senado era especulado na disputa eleitoral mas, segundo ele, seria impossível conciliar o cargo com uma campanha política

10/03/2022 10h40
Por: Redação

Por Itasat

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) anunciou, em discurso no Congresso Nacional, nesta quarta-feira (9), que não será candidato à Presidência da República. Seu nome era especulado como representante do PSD na disputa eleitoral.

Durante seu pronunciamento, Pacheco afirmou que o Senado não parou durante a pandemia e que seria impossível conciliar sua atuação como presidente do Congresso com uma campanha eleitoral. 

"Nesse cenário, tenho que me dedicar e dedicar toda a minha energia a conduzir o Senado, para a tão desejada recuperação. Por isso, afirmo ser impossível conciliar essa difícil missão de presidir o Senado Federal, e o com uma campanha eleitoral presidencial. O cargo está acima de qualquer interesse pessoal. Meus compromissos são urgentes, inadiáveis e não permitem espaço para vaidades", declarou.

Pacheco nunca chegou a confirmar que seria candidato à Presidência, mas seu nome foi ventilado pelo partido como uma alternativa aos demais nomes colocados nas pesquisas - como o do candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Nesta semana, em entrevista, durante uma visita a Belo Horizonte, o presidente do Senado disse que anunciaria a decisão sobre a candidatura "em breve". Na ocasião, Pacheco já havia dito que há diversos projetos de interesse para serem votados no Senado durante esse ano.