Por Itasat
Após sete anos, o América não conseguiu se classificar para a fase final do Campeonato Mineiro e está fora das semifinais. Poupando os titulares pensando no duelo da próxima terça-feira (15), contra o Barcelona de Guayaquil-EQU pela Copa Libertadores, o Coelho foi derrotado por 2 a 1 pelo Uberlândia, neste sábado, no estádio Parque do Sabiá, pela 10ª rodada da fase classificatória do Estadual.
O Coelho não ficava pelo caminho no Mineiro desde 2015, quando terminou a fase de classificação em quinto lugar. Como apenas os quatro primeiros avançavam às semifinais, o time alviverde foi eliminado após as 11 rodadas.
Com a derrota no Triângulo Mineiro, o América segue na quinta colocação, com 14 pontos, e não tem mais chances de alcançar a Caldense, que soma 18. Resta apenas uma rodada para o fim da fase de classificação para as semifinais.
Desta forma, o Coelho disputará o Troféu Inconfidência, que reúne do quinto ao oitavo colocados na fase classificatória.
Já o Uberlândia deixou a lanterna e a zona de rebaixamento subindo para o nono lugar, com nove pontos. Na última rodada, no próximo sábado (19), às 16h30, a equipe fará o confronto direto contra o Pouso Alegre, no Manduzão, pela permanência no Módulo I em 2023.
Apenas para definir a posição final na fase de classificação, o América jogará contra o Tombense, sábado (19), às 16h30, no Independência.
O jogo
A primeira etapa foi de pouquíssimas chances para as duas equipes. Mais disposto em campo, o Uberlândia insistiu no ataque e foi premiado com gol aos 24 minutos. Após cobrança de falta, a bola sobrou para Lucas Coelho, que limpou a jogada e bateu no canto. Sentindo o campo pesado devido à chuva e sem entrosamento, o América pouco fez.
No início do segundo tempo, a equipe da casa reclamou de um pênalti em Luanderson, que caiu na área após sentir um contato por trás, mas o árbitro mandou o jogo seguir.
Debaixo de muita chuva no Parque do Sabiá, o Uberlândia ampliou o placar em uma falha incrível de Airton. O lateral Kellyton soltou uma pancada em cobrança de falta de muito longe, a bola foi no meio do gol, mas o goleiro do América aceitou.
Contudo, o Coelho respondeu no minuto seguinte e diminuiu a diferença. Índio Ramírez recebeu a bola na entrada da área e finalizou. A bola desviou no meio do caminho e foi para o fundo das redes.
Nos minutos finais, o Uberlândia teve chances para fazer o terceiro: acertou o travessão e mandou bola perto da trave. Mesmo assim, a equipe do Triângulo saiu de campo com a vitória e vai para a última rodada dependendo das próprias forças para escapar do rebaixamento.
UBERLÂNDIA 2 x 1 AMÉRICA
Uberlândia: Rafael Roballo; Kellyton, Bruno Maia, Wiliam Mineiro e Eduardo Thuram; Maicon, João Paulo, Luanderson e Felipe Pará (Márcio Júnior, Mateus Mendes); Elivelton (Reinaldo) e Lucas Coelho (Paulo Renê). Técnico: Paulo Foiani
América: Airton; Cáceres, Conti, Gustavo Marques (Arthur) e João Paulo; Zé Ricardo (Kawê), Juninho Valoura e Índio Ramírez (Zé Vitor); Matheusinho (Gustavo), Henrique Almeida (Rodolfo) e Felipe Azevedo. Técnico: Marquinhos Santos
Motivo: 10ª rodada do Campeonato Mineiro
Data: Sábado, 12 de março de 2022, às 19h15
Local: Estádio Municipal Parque do Sabiá, em Uberlândia
Gols: Lucas Coelho (24’/1º), Kellyton (14’/2º), Índio Ramírez (15’/2º)
Cartão Amarelo: Felipe Pará, Luanderson (Uberlândia); Arthur (América)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Assistentes: Pablo Almeida da Costa e Augusto Magno de Ramos