Breno
Patente
Chama!!!
Ramses
Gráfica
Giro Luvas
Forte vidros
Loc moral
Pontual
Rodas
RR 2023 02
Ótica santa luzia
RR MÍDIA 3
Ótima
Sicoob
Optima seguros
Loc moral 3
Quality
após a morte

Exame toxicológico aponta 10 substâncias presentes no corpo de Taylor Hawkins

Baterista foi encontrado morto em hotel de Bogotá horas antes de um festival de música

27/03/2022 08h51Atualizado há 2 anos
Por: Redação

Por Itasat

A Procuradoria da Colômbia informou, neste sábado (26), que um exame toxicológico identificou 10 substâncias no corpo do baterista do Foo Fighters, Taylor Hawkins, encontrado morto em um hotel de Bogotá ontem. O laudo apontou a presença de "THC (maconha), antidepressivos tricíclicos, benzodiazepínicos e opioides". 

As autoridades colombianas, no entanto, não informaram se a presença das substâncias estariam relacionadas com a morte do artista. Os exames descartaram a hipótese de um homicídio. 

Os peritos seguem trabalhando "para obter o o esclarecimento total dos fatos que levaram à morte" de Hawkins, acrescentou a Procuradoria. 

A Prefeitura de Bogotá informou que uma linha de emergência local recebeu uma chamada na noite de sexta para atender a um paciente que reclamou de "dores no peito" em um hotel da cidade. Médicos que atenderam o músico fizeram manobras de reanimação, mas não houve resposta por parte dele. "Com isso, o doente foi declarado falecido", diz comunicado da prefeitura. 

Hawkins tocaria junto com os Foo Fighters no festival Estéreo Picnic, na capital colombiana, e no Lollapalooza, em São Paulo. As apresentações foram canceladas. 

Trajetória

Membro de uma das bandas de rock alternativo mais influentes e aclamadas pela crítica no mundo, Hawkins era conhecido por seu carisma no palco e por seus ritmos inspirados no rock clássico de lendas como Phil Collins e Roger Taylor, do Queen. 

Ele ingressou no Foo Fighters em 1997, quando foi contratado pelo vocalista e ex-baterista do Nirvana, Dave Grohl, contribuindo com a percussão em alguns dos maiores sucessos do grupo, como "Learn to Fly" e "Best of You". Antes de se juntar ao Foo Fighters, Taylor tocou bateria para a cantora indie canadense Alanis Morissette.

"A família Foo Fighters está arrasada pela trágica e prematura perda do nosso querido Taylor Hawkins", declarou a banda em um comunicado no Twitter, acrescentando que "seu espírito musical e seu riso contagiante viverão conosco para sempre". 

Ele era casado com a ilustradora Alison Hawkins, mãe de seus três filhos. 

Com seu estilo enérgico na bateria, Hawkins se tornou um dos integrantes mais conhecidos do grupo junto com Grohl. Este último também sofreu em 1994 a morte de seu então companheiro no Nirvana Kurt Cobain.

Em 2001, Hawkins ficou duas semanas em coma devido a uma overdose de heroína. Em entrevista de 2001 à publicação musical "Kerrang", ele comentou que esse episódio "mudou tudo" em sua vida.

Repercussão

Em entrevista à estação de rádio 95.5 KLOS no ano passado, Grohl descreveu seu primeiro encontro com Hawkins e contou como o convenceu a se juntar à banda. 

"Disse a ele 'cara, você é meu gêmeo, ou meu espírito animal, ou meu melhor amigo!', nos primeiros dez segundos em que eu o conheci", afirmou. "E é claro que eu já o tinha visto tocar bateria e achei que ele era um baterista incrível", acrescentou. 

“Quando eu liguei para ele e disse: 'Ei, estou procurando um baterista', ele disse: 'Você sabe que eu sou seu tipo'. Acho que teve mais a ver com nossa relação pessoal do que com algo musical", completou. 

O Foo Fighters comemorou seu 25º aniversário no ano passado, em uma turnê que havia sido adiada pela pandemia da covid-19. E, mais recentemente, a banda produziu "Studio 666", um filme de terror rock'n'roll.

Homenagens do mundo da música não demoraram a surgir. O lendário Ozzy Osbourne aclamou-o como "uma grande pessoa e um músico incrível", enquanto o astro punk Billy Idol descreveu a notícia como "trágica". 

O guitarrista do Rage Against the Machine, Tom Morello, elogiou seu "incansável poder do rock". 

"Em total incredulidade com a notícia de Taylor Hawkins", disseram os roqueiros do Nickelback em um comunicado no Twitter. 

"Nossas mais profundas condolências à sua família, a seus companheiros de banda, a seus amigos e a todos que já foram tocados pela música que ele criou com @foofighters, @Alanis e tantos outros", completa a nota.