Por Itasat
Depois da Guerra do Golfo, a AM General resolveu vender versões civis do veículo militar HMMWV, conhecido como Humvee. E não demorou muito para o Hummer H1 se tornar o carro das celebridades, como Myke Tyson e endinheirados que podiam pagar mais de US$ 100 mil (há 30 anos) pelo grandalhão de 4,7 metros de comprimento.
Mas um xeque dos Emirados Árabes Unidos, integrante da família real, queria mais espaço e resolveu fabricar seu Hummer gigante. O endinheirado encomendou uma versão em escala ampliada do utilitário, com 14 metros de comprimento, seis metros de altura e outros seis de largura.
Em vídeo postado nas redes sociais foi possível ver detalhes deste gigante. Sem eixos conectando as rodas, o veículo utiliza eixos direcionais e o sistema de tração que leva torque para cada uma das rodas de forma independente. Ou seja, não há eixo cardã e nem diferenciais ligados à transmissão. Ele parece com aqueles veículos utilizados sob guindastes portuários. Confira: https://www.instagram.com/p/Ca7W4RpglSq/?utm_source=ig_embed&ig_rid=5bc67b13-7fc1-440a-98d0-6d5b7746f257
Apesar de o jipão ser uma réplica detalhada do carro original, as imensas portas, maçanetas, bocal de abastecimento e retrovisores são apenas figurativos. Para acessar o veículo, é preciso baixar uma escada.
Lá dentro ainda falta luxo. Há uma pia de cozinha e um vaso sanitário. Na altura das janelas há uma espécie de salão. Não foi mostrada a cabine de comando, que aparentemente deve estar localizada sob o capô.
Os dados técnicos do veículo também não foram divulgados. O que é sabido é que o Hummer gigante pode acelerar a até 32 km/h. O valor do brinquedo também não foi divulgado, mas pode apostar que deve valer o quanto pesa.