Por Itasat
O novo prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), e o secretário de Governo, Josué Valadão, se encontraram na tarde desta quarta-feira (6), com o governador Romeu Zema (Novo). O encontro, que aconteceu na Cidade Administrativa, foi o primeiro entre os dois desde que o novo prefeito tomou posse, no dia 29 de março.
Por questões de agenda, Zema não compareceu à posse de Fuad, mas telefonou para o substituto do ex-prefeito Alexandre Kalil e o convidou para um café na sede do governo estadual.
O tom da conversa foi amistoso e, durante a reunião, foram tratadas também questões técnicas, como a assinatura de alguns convênios como, por exemplo, de regularização fundiária, que aguardavem liberação da prefeitura. A reunião começou por volta das 16 horas e durou cerca de 1h30.
Interlocutores da prefeitura disseram à reportagem que Fuad Noman recebeu o convite e considerou importante comparecer para discutir "situações importantes para Belo Horizonte". Assessores próximos a Zema disseram que a reunião marca a retomada da relação institucional entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o Governo de Minas, já que o relacionamento entre Zema e Kalil estava estremecido há algum tempo. Nos últimos meses, os dois passaram a trocar críticas devido à maior proximidade com a corrida eleitoral.
Alexandre Kalil deixou a prefeitura para poder se candidatar ao Palácio Tiradentes nas eleições de outubro, quando enfrentará, nas urnas, o atual governador.