Por Itasat
O Cruzeiro concluiu o processo de venda da Sociedade Anônima do Clube para o ex-jogador e hoje empresário Ronaldo nesta quinta-feira. Após um processo de diligências - auditorias -, o Fenômeno assinou o contrato para adquirir 90% da SAF da Raposa.
E agora? Quais os próximos desafios de Ronaldo no clube? A Itatiaia elencou pontos importantes para o trabalho daqui em diante.
O próprio Cruzeiro anunciou para os próximos dias um novo organograma do clube, um passo importante para demais necessidades latentes na instituição.
Pagamento de dívidas (Recuperação judicial)
O Cruzeiro tem uma dívida global que supera R$ 1 bilhão, sendo boa parte desse montante para pagamento urgente. O clube possui muitas pendências trabalhistas, tributárias e valores devidos a outros clubes, o que nos últimos anos geraram punições administrativas e também esportivas à Raposa - impedimento de registros de atletas.
O clube passará por uma recuperação judicial, o que Ronaldo já havia dito que seria crucial para o clube. Esse mecanismo jurídico dará possibilidades ao clube de negociar melhor suas dívidas e impedir processos que prejudiquem à SAF.
“Seguimos mirando curto, médio e longo prazo. Temos diversas frentes com forte atuação e vejo perspectiva de um trabalho bastante difícil, mas que agora tem segurança contratual para funcionar e trazer resultados ao Cruzeiro. Me sinto honrado por poder liderar o processo de reconstrução do clube” garantiu. “A torcida, mercado e demais stakeholders podem ter certeza que não descansaremos até implementar amplamente um modelo de gestão eficiente, ético e que traga sucesso desportivo”, conclui.
Aumento de receitas
A maioria dos desafios de Ronaldo estão atrelados. Até porque, pelo aumento de receitas o clube poderá investir mais dinheiro no futebol. Por isso, além do programa de sócio-torcedor, que foi alavancado desde que o ex-jogador chegou ao clube (saiu de 9 mil inscritos para mais de 46 mil -- até 14 de abril de 2022), o Fenômeno terá que criar junto de sua equipe de trabalhos novas fontes de renda. Seja por meio de patrocínios, venda de parte da SAF para aportar mais grana nos cofres.
E isso será crucial, até pelo fato de o clube ter adiantado até o fim de 2023 receitas importantes, como cotas de TV e patrocínio máster.
Projeto esportivo (reforçar elenco, acesso à Série A)
O grande objetivo do Cruzeiro é o retorno à Série A. Por isso, o departamento de futebol precisará de um projeto esportivo firme e um bom planejamento pelo acesso. Desde a chegada de Ronaldo ao clube houve mudanças importantes, como muitas saídas e chegadas de atletas. Há aposta em um novo treinador (Paulo Pezzolano), que até então era desconhecido no futebol nacional, mas que vem mostrando um trabalho interessante, mesmo com um elenco ainda em formação.
Além da importância do planejamento dentro das quatro linhas, tornar o clube forte nos bastidores será outro papel de Ronaldo. Muito conhecido no mercado da bola e nos negócios do futebol, o Fenômeno terá que reestabelecer a confiança e a credibilidade do Cruzeiro perante players importantes do esporte. Como dirigentes de outras equipes, empresários, investidores, etc. Algo que já está acontecendo.
Melhorar infraestruta do departamento de futebol (Toca da Raposa)
A infraestrutura do clube é outro ponto importantes. Tido no passado como uma das agremiações com um dos melhores centros de treinamento do Brasil, o Cruzeiro estacionou no que diz respeito aos investimentos na Toca II e Toca I. O clube até fez mudanças estruturais nos CT's, mas nada que elevasse consideravelmente o patamar dos locais de trabalho. Ronaldo chegou a falar a respeito dessa necessidade de modernização, bem como a regularização dos imóveis desses centros de treinamento.
Negociação com Mineirão
O Cruzeiro tem uma história imensa no Mineirão e negocia um contrato mais vantajoso para seguir atuando no Gigante da Pampulha. Ronaldo Fenômeno já falou publicamente que o acordo entre a Raposa e o estádio ainda está longe de acontecer. Porém, é outro ponto de muita importância a necessidade de se entrar em acordo com o palco esportivo para potencializar ganhos para a SAF do clube.
Expansão da marca do clube
O nome de Ronaldo Fenômeno é muito forte mundo afora. A partir do momento que o ex-atacante alia sua marca ao Cruzeiro, aumenta o potencial de divulgação da Raposa ao redor do Globo.
O Cruzeiro já aumentou sua penetração no mercado internacional para os sócios-torcedores, e a plataforma de inscritos no exterior vai ganhando cada vez mais adeptos. No entanto, com a dimensão que ganha o Cruzeiro tendo Ronaldo ligado à sua plataforma.