RR MÍDIA 3
Coperlidere
PESQUISA

Exclusivo! Pesquisa Itatiaia / Instituto Ver: Lula tem 44% contra 27% de Bolsonaro em Minas Gerais

Diferença entre os dois principais candidatos diminuiu no Estado, mas ex-presidente tem mais votos que a soma dos demais

19/04/2022 09h01
Por: Redação

Por Itasat

Pesquisa realizada pelo Instituto Ver a pedido da Itatiaia mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando a corrida eleitoral pela Presidência da República entre os eleitores mineiros. O atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) aparece na segunda colocação. Mas a diferença entre os candidatos diminuiu em relação à pesquisa feita em fevereiro, com crescimento de Bolsonaro. 

A pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, mostra o petista com 44% das intenções de voto. Bolsonaro tem 27%. Em fevereiro, Lula aparecia com o mesmo percentual, e o atual presidente tinha 23%.

Na sequência, aparecem Sergio Moro (União), com 4%, Ciro Gomes (PDT), com 3%, André Janones (2%), João Doria (PSDB) e Simone Tebet (MDB) tem 1%. O candidato do partido Novo, Luiz Felipe D'Ávila não pontuou. 

Eleitores que afirmaram que votarão branco, nulo ou em ninguém somam 9%. Os que não sabem ou não responderam são 9%. 

A pesquisa da Rádio Itatiaia/Instituto Ver foi realizada entre os dias 14 e 17 de abril.

Sem Moro

No cenário sem o nome do ex-juiz federal e ex-ministro Sergio Moro, curiosamente, quem acaba subindo mais nas pesquisas é Lula. Ele aparece com 46% das intenções de voto contra 28% de Bolsonaro. Ciro Gomes tem 4%, Janones, 2%, Simone Tebet e Eduardo Leite, tem 1%. 

Eleitores que afirmaram que votarão branco, nulo ou em ninguém somam 10%. Os que não sabem ou não responderam são 9%. 

Rejeição

A pesquisa também mediu a rejeição aos nomes dos candidatos apresentados aos eleitores. O que possui o maior índice de eleitores que não votariam de jeito nenhum é João Doria (PSDB), cuja rejeição é de 64%. Moro tem rejeição de 63% e, Bolsonaro, de 62%. Lula tem rejeição de 42%, menor que a de Ciro Gomes (55%), Eduardo Leite (52%), Felipe D'Avila (48%) e Simone Tebet (44%). André Janones tem a menor rejeição dentre todos os presidenciáveis (36%). 

Segundo turno

Lula também leva vantagem em um eventual segundo turno contra Bolsonaro. São 52% das intenções de voto contra 30% do atual presidente. Eleitores que disseram votar nulo, em branco ou em nenhum dos dois são 13% e os que não sabem ou não responderam à pesquisa são 5%. Se o segundo turno for marcado por uma disputa entre Lula e Ciro Gomes, o ex-presidente tem 50% das intenções de voto e o pedetista, 19%. A disputa mais acirrada fica entre Bolsonaro (33%) e Ciro (32%). 

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 13 de abril com o número 08181/2022 e ouviu 1.500 pessoas entre os dias 14 e 17 de abril. A margem de erro é de 2,5% e o intervalo de confiança é de 95%.

Avaliação do governo

Dentre os eleitores mineiros, 48% avaliam negativamente o governo de Jair Bolsonaro. A gestão do atual presidente é péssima para 35% e ruim para 13%. Dentre os que aprovam a condução do país por Bolsonaro, 10% consideram o mandato ótimo e 15% bom. A pesquisa mostra ainda que 10% enxergam o governo como regular negativo e outros 15% dizem ser regular positivo. Outros 2% dos eleitores não souberam ou não responderam.   

A avaliação negativa de Bolsonaro caiu cinco pontos em dois meses. Na pesquisa da Rádio Itatiaia/Instituto Ver divulgada em fevereiro.