RR MÍDIA 3
Coperlidere
Libertadores

Atlético conhecerá rival nas oitavas da Libertadores nesta sexta; confira como será o sorteio

Confrontos serão definidos em evento a partir de 13h (horário de Brasília), no Paraguai

27/05/2022 08h59
Por: Redação

Com Itasat

Dono da quinta melhor campanha geral na fase de grupos da Libertadores, o Atlético conhecerá o adversário nas oitavas de final nesta sexta-feira. O sorteio para a definição dos confrontos será realizado a partir de 13h (horário de Brasília), no Paraguai.

Por ter terminado na liderança da chave, o Galo enfrentará um dos oito times que avançaram em segundo lugar e terá a vantagem de decidir em casa a vaga nas quartas de final.

Os duelos das oitavas da Libertadores estão pré-agendados para serem disputados nas semanas dos dias 29 de junho (ida) e 6 de julho (volta).

Pelo regulamento do sorteio, a partir das oitavas, times do mesmo país e que integraram a mesma chave na fase de grupos estão autorizados se enfrentarem no mata-mata. Desta forma, o Atlético poderá encarar novamente o Tolima, que passou em segundo lugar no grupo que tinha o Galo, ou um dos três brasileiros (Athletico-PR, Corinthians ou Fortaleza) que avançaram com a segunda melhor campanha nos grupos B, E e F, respectivamente.

Além dos quatro times já citados, o Atlético ainda poderá pegar nas oitavas: Emelec-EQU, Vélez Sarsfield-ARG, Cerro Porteño-PAR ou Talleres-ARG.

Para as fases seguintes e até as semifinais, o time que tiver feito a melhor campanha na fase de grupos terá a vantagem de decidir em casa a classificação.

Confira como será o sorteio dos confrontos das oitavas da Libertadores:

As oito equipes classificadas em 1º lugar dos seus grupos ocuparão o Pote 1 (1A, 1B, 1C, 1D, 1E, 1F, 1G, 1H), enquanto os outros oito times que avançaram em segundo lugar em cada chave ficarão no Pote 2 (2A, 2B, 2C, 2D, 2E, 2F, 2G, 2H).

As bolinhas dos clubes que avançaram na liderança das chaves serão numeradas de 1 a 8 e os segundos colocados serão marcados de 9 a 16, de acordo com o desempenho na fase de grupos. Por exemplo: o Palmeiras, que teve a melhor campanha geral, ficará com a bolinha número 1, enquanto o Atlético, quinto melhor, será o 5.

Desta forma, as equipes com menor numeração no ordenamento do 1 ao 16 decidirão em casa a classificação para as quartas de final, assim como nas próximas fases.

Primeiramente, serão extraídas as oito bolinhas do Pote 2 (equipes que terminaram em segundo lugar nos grupos) para ir formando o chaveamento denominados A, B, C, D, E, F, G e H.

Na sequência, serão sorteadas as bolinhas do Pote 1 (times que ficaram na liderança dos grupos) definindo, assim, os confrontos das oitavas de final. O mando de campo do jogo de ida corresponderá às equipes provenientes do Pote 2.

QUARTAS DE FINAL

GANHADOR A x GANHADOR H (S1)

GANHADOR B x GANHADOR G (S2)

GANHADOR C x GANHADOR F (S3)

GANHADOR D x GANHADOR E (S4)

SEMIFINAIS

S1 x S4 (F1)

S2 x S3 (F2)

FINAL

F1 x F2

Assim como vem ocorrendo nas últimas edições, em 2022, a final da Libertadores será disputada em jogo único. Neste ano, a decisão ocorrerá no Estádio Monumental de Guayaquil, no Equador, no dia 29 de outubro.

A equipe que tiver o melhor desempenho na fase de grupos será considerada a mandante na partida final. Equipes do mesmo país poderão se enfrentar na decisão.