Ótima
Gráfica
Rodas
Giro Luvas
Chama!!!
Loc moral 3
Sicoob
RR MÍDIA 3
Ótica santa luzia
Patente
Quality
Optima seguros
Pontual
Ramses
RR 2023 02
Breno
Forte vidros
Loc moral
segurança digital

Quase metade dos brasileiros esquecem senhas em 5 minutos, diz pesquisa

Estudo revela, ainda, que muitos preferem códigos fáceis, mesmo que isso afete a segurança digital

10/06/2022 09h29
Por: Redação

Com Itasat

Atire a primeira pedra quem nunca chegou ao caixa de uma loja para pagar e esqueceu a senha do cartão. Uma pesquisa do C6 Bank/Ipec sobre segurança digital aponta que 48% dos entrevistados já se esqueceu de uma senha apenas cinco minutos depois de registrá-la. O levantamento ouviu 2 mil brasileiros das classes A, B e C entre 20 e 27 de maio.

O estudo revela, ainda, que 10% dos entrevistados usam a palavra "senha" como código de acesso para sites ou aplicativos e 33% deles preferem adotar códigos fáceis, mesmo que eles não sejam seguros. “Combinações óbvias de senhas são as primeiras a serem testadas por criminosos”, destaca José Luiz Santana, head de cibersegurança do C6 Bank.

Ele reforça que essas opções devem ser evitadas e que cada site ou serviço deve ter uma senha única. É importante, ainda, escolher combinações fortes e, preferencialmente, alfanuméricas.

Autenticação de dois fatores

De acordo com o levantamento, 21% dos brasileiros já sofreram invasão em redes sociais e 15% já tiveram contas de e-mail atacadas. Entre os participantes, 86% mantêm o sistema do smartphone atualizado, mas 34% usaram redes públicas de Wi-Fi para realizar compras ou acessar contas bancárias.

Santana sugere o uso da autenticação de dois fatores sempre que ela estiver disponível. "É importante adotar boas práticas de segurança ao fazer transações pela internet — isso inclui usar preferencialmente a conexão do celular (3G, 4G ou 5G) no acesso a apps financeiros."

Até domingo (12), o C6 Bank promove a Semana da Conta Segura, uma campanha para incentivar os brasileiros a reforçarem a segurança digital. A fintech tem publicado vídeos e outros conteúdos para demonstrar as funcionalidades do banco e ensinar o que fazer em caso de roubo ou furto de celular.