Arnaldo Radiadores
Ótica Pontual
Espetbet dois
Loctem
Ótima
Sicoob
Espetbet três
Quality Ópticas
IPTU PRORROGADO
Otica Santa Luzia
Almix
Ramses
Homeopatia São Lucas
Auto Rodas
Escritório Jucema
Ronaldo Cardans
Digital Graph
Casa da Arte
Motociclista use capacete
Cooperlíder Proteção Veicular
Espetbet
Locmaqfer
Chama!!!
Torneamento São Geraldo
Agrotop 3
Breno Campolina
Dinheiro por Jóias
bloqueio

Lituânia bloqueia trens com produtos russos para Kaliningrado

Proibição pode afetar mercadorias como carvão e metais

22/06/2022 11h21
Por: Redação

Com EBC

A Lituânia impediu Moscou de enviar carregamentos por via ferroviária que passem por seu território para chegar até Kaliningrado, exclave [parte de um país que fica separada do restante do território] russo no Mar Báltico. A Rússia condenou com veemência a decisão.

A agência de notícias Reuters reportou que a movimentação é parte das sanções da União Europeia contra a Rússia em razão da guerra com a Ucrânia. A Lituânia, um dos países Bálticos, é membro tanto da União Europeia quanto da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

O exclave russo de Kaliningrado faz fronteira com a Lituânia e com a Polônia.

O governador de Kaliningrado, Anton Alikhanov, estima que até 50% de todos os tipos de mercadorias podem ser afetados pela proibição, incluindo carvão, metais e materiais para construção.

Protesto

O porta-voz russo Dmitry Peskov disse que a decisão por parte da Lituânia não tem precedentes e vai contra a lei. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia convocou o chefe da representação diplomática da Lituânia em Moscou para apresentar-lhe um protesto e ameaçar a imposição de possíveis contramedidas.

Por outro lado, outras agências de notícias informaram que o governo da Lituânia defende a medida, ressaltando que a proibição está alinhada com sanções da União Europeia.

O diplomata de mais alto escalão do bloco europeu, Josep Borrell, afirmou que vias terrestres não foram interrompidas, nem proibidas, e que o transporte de passageiros e de produtos não sujeitos a sanções está tendo continuidade.