Com Itasat
A cantora Anitta, 29 anos, revelou pelas rede sociais que tem endometriose, uma doença crônica que afeta algumas mulheres em idade reprodutiva. As fortes dores provocadas pela endometriose podem se manifestar como uma cólica menstrual intensa, ou dor pélvica/abdominal à relação sexual, ou dor “no intestino” na época da menstruação.
"Minha cirurgia tá marcada e aqui fica meu apelo por mais informações para as mulheres. Mais acesso, mais interesse geral em cuidar do corpo feminino para que a gente possa ser livre e conseguir se cuidar", pede a cantora.
Após quase uma década sentido muitas dores, Anitta descobriu o diagnóstico. "Nove anos dessa novela e eu já tentei de TUDO que todos os tipos de médicos ja falaram. Todas as dicas, conselhos, técnicas que os médicos deram ou do Google também já tentei. E NADA. (e 9 anos deu foi tempo de eu tentar solução hein) porém NUNCA me pediram uma ressonância. Nenhuma."
A cantora usou as redes sociais para explicar sobre a doença, sintomas e consequências para a mulher.
"Ahhhh gente e em alguns casos a endometriose pode causar infertilidade ou aborto espontâneo. Quanto mais tempo sem o tratamento ou a cirurgia mais arriscado fica. Aquela dor INSUPORTÁVEL quando menstrua tb pode ser isso. Esses dias fiz show dançando que nem uma pata
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 7 milhões de mulheres sofrem com essa doença inflamatória e crônica no Brasil (180 milhões no globo). Somente em 2019, 11. 790 precisaram ser internadas por causa da endometriose no país.