Com Itasat
Em um eventual segundo turno entre os dois candidatos mais bem classificados na pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 54% das intenções de voto contra 37% de seu adversário, o presidente Jair Bolsonaro (PL). Conforme o levantamento, 8% disseram não votar em nenhum dos dois e 2% disseram não saber em quem votar.
Na comparação com a pesquisa Datafolha anterior, divulgada no fim de julho, a vantagem do petista é ligeiramente menor - caindo de 20 para 17 pontos percentuais. O levantamento anterior mostrava Lula com 55% das intenções de voto contra 35% de Bolsonaro.
De acordo com a pesquisa, Lula tem melhor desempenho entre o eleitorado feminino, pontuando 56% contra 34% do Bolsonaro. Já entre os homens, o petista tem 51% dos votos contra 39% do atual presidente.
Datafolha mostra Lula à frente
A pouco menos de dois meses das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece à frente de Jair Bolsonaro (PL), mostra pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18). O petista aparece com 47% das intenções de voto contra 32% do atual presidente, candidato à reeleição.
A terceira posição continua com o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), que tem 7% das intenções de voto. Já a senadora Simone Tebet (MDB) aparece com 2% e Vera Lúcia (PSTU) tem 1%
Outros 6% dos eleitores ouvidos pelo Datafolha responderam que irão votar em branco, anular ou em nenhum candidato e 2% disseram não saber em quem votar.
A pesquisa também incluiu os nomes de Felipe D'Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Soraya Thronicke (União Brasil), Eymael (DC) e Roberto Jefferson (PTB), que não pontuaram.
A pesquisa Datafolha ouviu, de forma presencial, 5.744 pessoas com 16 anos ou mais em 281 municípios nos dias 16 e 18 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. A pesquisa, encomendada pela Folha de S.Paulo, está registrada no TSE sob número BR-09404/2022.