Com Itasat
Depois de mais de 100 jogos disputados na Série B, o Cruzeiro tem data, hora e local para atingir a pontuação que praticamente garante o seu retorno à elite do futebol brasileiro: 4 de setembro, um domingo, no Mineirão, contra o Criciúma. É neste duelo que a Raposa pode ultrapassar os 62 pontos, número que marca a média histórica do torneio para conquistar uma vaga na Série A.
Com uma campanha praticamente irretocável, o Cruzeiro já está em contagem regressiva para conquistar o tão sonhado acesso. Depois da goleada sobre o Náutico nessa sexta-feira (26), no Independência, a Raposa chegou aos 57 pontos. Como mandante, o time de Paulo Pezzolano venceu todos os 12 jogos em BH e arrancou um empate diante da Chapecoense, em Brasília.
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), quando alcançar os 62 pontos, o Cruzeiro terá 99,293% de confirmar o acesso. Conforme a pontuação dos principais adversários na competição, os 100% serão assegurados quando a equipe chegar aos 67, embora o Londrina, atual 5º colocado, esteja a 19 pontos de diferença para o líder. A tendência é que a média histórica sofra uma queda em 2022.
Larga vantagem para os postulantes à Série A
Cada vez mais isolado no topo, o Cruzeiro tem 13 pontos de diferença para o Bahia e para o Grêmio, vice-líder e terceiro, respectivamente. A vantagem para o Vasco, que fecha o G-4, é de 15. Neste domingo (28), às 16h, o Tricolor Baiano e o Cruz-Maltino se enfrentam na Arena Fonte Nova, o que, necessariamente, fará algum deles deixar pontos pelo caminho.
Restando 36 pontos em disputa, com a vantagem de 19 para o Londrina, o Cruzeiro pode atingir o acesso matemático na 31ª rodada, diante do Vasco, no Mineirão, ou no jogo seguinte, contra a Ponte Preta, em Campinas.
Probabilidade de acesso e de título
De acordo com os matemáticos da UFMG, o Cruzeiro tem 96,4% de chance de sair com o título da Série B nesta temporada.
Agora, a probabilidade de acesso é de 99,997%.
Próximo compromisso
O Cruzeiro volta a campo na próxima terça-feira (30), às 19h, para enfrentar o Sampaio Corrêa, no Castelão.
Na 10ª posição e segundo melhor mandante do campeonato, o time maranhense conquistou 29 pontos em casa: são nove vitórias, dois empates e só uma derrota.