Optima seguros
Quality
Ótima
RR 2023 02
Rodas
RR MÍDIA 3
Pontual
Ótica santa luzia
Chama!!!
Loc moral
Patente
Loc moral 3
Forte vidros
Giro Luvas
Ramses
Gráfica
Sicoob
Breno
evite o golpe

Oito dicas para evitar a clonagem de cartões

Adaptar o comportamento em relação ao uso desse meio de pagamento é essencial para evitar ser vítima de golpes

31/08/2022 09h40
Por: Redação

Com Itasat

Com a expansão das compras online, as possibilidades de fraudes eletrônicas aumentaram muito. Para se ter uma ideia, o estelionato digital cresceu 500% entre 2018 e 2021. Isso inclui o roubo de dados de cartões de crédito e a posterior revenda dessas informações.

Golpe da “mão fantasma” esvazia conta bancária

Golpe usa fatura falsa para distribuir vírus bancário; veja como se proteger

É preciso, então, estar atento para não ser vítima desse tipo de ação. Algumas ações podem ajudar o titular desses dados a prevenir a ocorrência desse tipo de delito. Veja, a seguir, formas de evitar ter o cartão de crédito clonado.

1 – Use cartão virtual na internet

Em compras online, uma boa prática é usar cartão virtual temporário. Essa opção garante mais nas compras.

2 – Evite utilizar cartão em estabelecimentos pequenos

Esses locais são propícios à clonagem de cartões. Uma alternativa para pagamento nesses estabelecimentos é o sistema de pagamento instantâneo (Pix).

3 – Cubra o teclado ao inserir a senha

Dificultar a visualização da senha é uma boa prática em lojas (que podem ter câmeras apontadas na direção do teclado) e caixas eletrônicos.

4 – Não entregue o cartão a terceiros

Se o lojista ficar com o cartão por alguns instantes, pode ocorrer roubo dos dados — por meio de câmeras posicionadas estrategicamente ou pelo uso de máquinas de pagamento distantes. Lembre-se, ainda, que os bancos não enviam portadores para recolher documentos e cartões e jamais os entregue sob essa justificativa. Uma campanha do Itaú explica esse tipo de golpe.

5 – Não acredite em supostas ligações do banco

Bancos não ligam para os clientes para pedir senhas ou dar instruções a respeito de cartões. Se receber uma ligação do tipo, não faça o foi pedido. Ligue para o número de atendimento do banco (que fica na parte de trás do cartão) e confirme os fatos e a veracidade da informação.

6 – Saiba quando a senha do cartão é solicitada

Isso só ocorre em caixas eletrônicos e em compras feitas presencialmente em estabelecimentos comerciais. Se um site — que não seja o do banco — exigir esse código, não forneça.

7 – Acompanhe a fatura do cartão

Embora não ajude a evitar, isso aumenta as chances de descobrir uma clonagem de cartão a partir da identificação de compras que não foram realizadas. Se isso ocorrer, comunique o banco imediatamente.

8 – Ative o serviço de SMS oferecido pelo banco

Mais uma ação que pode ser útil para saber sobre movimentações realizadas com o cartão e identificar fraudes.