Chama!!!
Sicoob
Gráfica
Quality
Ótica santa luzia
Forte vidros
Ótima
Loc moral 3
Loc moral
Pontual
Optima seguros
RR 2023 02
Breno
Patente
Rodas
RR MÍDIA 3
Ramses
Giro Luvas
Sociedade

Diagnóstico precoce do câncer de boca aumenta chances de cura

Estimativa do INCA prevê 15 mil casos novos de câncer na cavidade oral por ano no Brasil

29/11/2022 12h15
Por: Redação
Fonte: Agência Dino
Image by ArthurHidden on Freepik
Image by ArthurHidden on Freepik

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgou, no último dia 23/11, a Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, na qual informa que 704 mil novos casos de câncer são esperados para cada ano do triênio 2023-2025. No país como um todo, espera-se a ocorrência de mais de 15 mil casos novos de câncer de boca por ano, sendo 10 mil em homens.

O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura de diversas doenças, incluindo o câncer. Por isso, o papel do cirurgião-dentista na identificação de doenças do complexo maxilomandibular é importante para a eficiência do tratamento.

Para o cirurgião-dentista, professor universitário, coordenador do serviço de Estomatologia da Santa Casa de Santos e membro da Câmara Técnica de Estomatologia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Dr. José Narciso Rosa Assunção Júnior, é recomendado procurar a ajuda de um especialista sempre que se observa uma lesão. 

“Tratamentos caseiros ou remédios indicados por não profissionais podem atrasar o diagnóstico e, por consequência, piorar o prognóstico, contribuindo, inclusive, para que se perca eventualmente a possibilidade de cura da doença”, reforça. 

Segundo ele, sempre que existe a suspeita de uma neoplasia maligna de boca (câncer), a primeira coisa que o profissional deve fazer é realizar exames complementares. “Não se pode simplesmente falar para o paciente que existe a suspeita de uma neoplasia maligna se não houver a confirmação com exames. Só a partir do diagnóstico fechado o paciente deve ser informado sobre a doença e as condutas a serem tomadas.” 

O especialista pondera que essa situação nunca é fácil, uma vez que o câncer é uma doença ainda muito estigmatizada. “Quando se pensa em câncer, se pensa em morte e sabe-se que quanto mais cedo o diagnóstico for efetuado, maior a chance de cura ou sobrevida de qualidade”.

Segundo Assunção Júnior, o tratamento hoje em dia está cada vez mais moderno, individualizado e com menos efeitos colaterais, o que faz com que as respostas sejam mais promissoras e efetivas. 

Consultas periódicas e orientações

A visita periódica ao cirurgião-dentista e ao médico é uma das estratégias que devem ser observadas quando se pensa em prevenção e diagnóstico precoce. Além disso, o profissional enfatiza que se faz necessário o investimento em educação e orientação da população. “A prevenção e o diagnóstico precoce são mais bem observados quando a população é educada quanto aos hábitos, situações de risco e os possíveis desfechos”. 

Quanto ao câncer de boca, câncer de orofaringe e lábio, o especialista destaca que a melhor maneira de prevenir ainda é evitar contato com agentes que são promotores e que potencializam o desenvolvimento dessas lesões, como cigarro, álcool e radiação solar para os casos das neoplasias de lábio. “Também acho importante destacar a importância da vacinação das crianças e pré-adolescentes para o HPV, que hoje está muito bem estabelecido como uma das causas das lesões de orofaringe e laringe”. 

Cirurgiões-dentistas precisam estar atentos

O professor titular da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) e membro da Câmara Técnica de Patologia Oral e Maxilofacial do CROSP, Dr. Fabio Daumas Nunes, acrescenta que o câncer de boca é uma doença grave e potencialmente fatal para a qual todo cirurgião-dentista deve estar atento e preparado, seja para orientar, prevenir, diagnosticar ou mesmo reabilitar um paciente que apresenta ou já apresentou essa condição.

“O conhecimento acerca do diagnóstico do câncer oral é essencial para encaminhar o paciente devidamente para o tratamento oncológico com a máxima brevidade e, assim, evitar atrasos desnecessários que possam potencializar as sequelas oriundas das terapias e/ou interferir na sua expectativa de vida. Caso o cirurgião-dentista não se sinta apto para realizar o diagnóstico de lesões orais, não há nenhum problema em encaminhar o paciente para um especialista em Estomatologista. Isso é o melhor a fazer no momento”, esclarece.

Tipos de câncer de boca

Dr. Fabio Daumas Nunes destaca que diversos tipos de câncer podem ocorrer na boca, entretanto o mais comum é o carcinoma epidermóide, que responde por aproximadamente 90% dos casos. Segundo ele, o câncer de boca pode afetar o lábio e toda a extensão da cavidade oral, ou seja, gengiva, língua, assoalho, revestimento interior dos lábios e bochechas, área retromolar e palato duro. 

“Sob o nosso campo de atuação, existem também as regiões da orofaringe, que incluem o palato mole, a base da língua, amígdalas e a parte lateral e posterior da garganta. Por isso, o exame intra e extra-oral completo é de extrema relevância e, caso se observe lesões suspeitas em alguma dessas regiões, o paciente deverá ser encaminhado para o otorrinolaringologista ou cirurgião de cabeça e pescoço”. 

O especialista explica ainda que o câncer oral, quando comparado ao câncer de orofaringe, apresenta características clínico-patológicas e tratamentos distintos, que podem incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, imunoterapia ou a combinação desses tratamentos. "Entre os fatores que são levados em conta pela equipe médica (cirurgiões de cabeça e pescoço, radioterapeutas e oncologistas clínicos) estão o tamanho, o local da neoplasia e a performance do paciente, sendo o tratamento planejado e realizado por médicos. Ao cirurgião-dentista cabe a realização da biópsia incisional (removendo apenas uma parte da lesão), além da importante participação nos cuidados orais pré, trans e pós-tratamento oncológico”.

Dr. Fabio diz que o controle da mucosite, infecções oportunistas e a manutenção dos hábitos de higiene bucal contribuem significativamente para a melhora da qualidade de vida e conclusão do tratamento conforme planejado.