Forte vidros
Giro Luvas
Chama!!!
Quality
Breno
Gráfica
Optima seguros
Pontual
Ramses
Loc moral 3
RR 2023 02
Ótica santa luzia
Sicoob
Ótima
Rodas
Patente
RR MÍDIA 3
Loc moral
Tecnologia

Webinar sobre carreiras de TI em Portugal reúne especialistas em inovação

Os caminhos para a internacionalização profissional na área da tecnologia da informação a partir de Portugal serão apresentados pelos especialistas...

25/01/2023 10h30
Por: Redação
Fonte: Agência Dino
Move_
Move_

Os caminhos para a internacionalizac?a?o profissional na a?rea da tecnologia da informac?a?o a partir de Portugal sera?o apresentados por especialistas em mobilidade internacional e recrutamento de talentos. O webinar “Portugal de portas abertas aos profissionais de TI: saiba como construir seu futuro na Europa” tera? as participac?o?es de Joana Oliveira, territory manager da Amazon Web Service (AWS) e Fernando Belezas, diretor executivo do Instituto Empresarial do Ta?mega (IET), centro de inovac?a?o, nego?cios e incubac?a?o de empresas na regia?o norte portuguesa.

Organizado pela Move, empresa especializada em mobilidade internacional com soluc?o?es em recrutamento e regularizac?a?o de profissionais estrangeiros em Portugal, o evento e? gratuito e esta? com inscric?o?es abertas. No dia 9 de fevereiro, a programac?a?o se iniciara? a?s 19h30, no hora?rio do Brasil (22h30, em Portugal), com a apresentac?a?o “Qual perfil profissional almejado pelas corporac?o?es europeias? Com a territory manager da Amazon Web Service (AWS), Joana Oliveira. A especialista falara? sobre a atuac?a?o da AWS, o perfil dos profissionais na corporac?a?o e como acontece o processo de contratac?a?o.

Em seguida, o diretor-executivo do IET, Fernando Belezas, apresentara? o potencial das cidades do interior de Portugal no desenvolvimento tecnolo?gico e na gerac?a?o de novas oportunidades de trabalho para profissionais de tecnologia. Segundo ele, e? importante que os profissionais de TI, que te?m interesse em construir uma carreira na Unia?o Europeia, conhec?am as regio?es portuguesas, seus projetos inovadores e comparem o custo e qualidade de vida antes de escolherem as oportunidades. Belezas destaca que na regia?o do Ta?mega, por exemplo, ha? mais de 200 vagas abertas neste momento. A procura por profissionais de tecnologia e? crescente na Europa, ha? estudos que apontam para a escassez de cerca de 800 mil profissionais de TI no continente.

A moderadora do webinar, a especialista em Gesta?o Estrate?gica de Nego?cios e Come?rcio Exterior, Erika Santos, que e? business manager da Move, afirma que Portugal, atualmente, e? visto como um hub de tecnologia em ascensa?o na Europa e tem vivenciado um momento de expansa?o com unico?rnios e programas de refere?ncia para empresas e startups. Recentemente, o presidente da Ca?mara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, lanc?ou a Fa?brica de Unico?rnios que tem como objetivo incentivar e atrair startups no desenvolvimento de modelos de nego?cios inovadores.

Erika comenta que os investimentos no setor tecnolo?gico te?m tornado o pai?s atrativo aos profissionais de tecnologia de todo o mundo, incluindo os brasileiros. Este cena?rio foi determinante para que o analista de sistemas Felipe Freitas, de 36 anos, escolhesse Portugal para iniciar a internacionalizac?a?o de sua carreira. Natural de Sa?o Paulo, ele se mudou para Lisboa em agosto de 2021 , mas ja? atuava profissionalmente para o pai?s de forma remota.

Head de Tecnologia da Martins Castro, Freitas tambe?m participa do evento e vai falar sobre sua experie?ncia e desenvolvimento profissional em Portugal. Para ele, o pai?s tem um plano audacioso de se tornar um dos maiores polos de tecnologia do mundo, o que e? estimulante para os profissionais da a?rea. “Os altos incentivos do setor pu?blico nesta a?rea, como, por exemplo, a organizac?a?o da WebSummit, as possibilidades de trocas de conhecimentos com pessoas do mundo todo me fizeram escolher o territo?rio portugue?s para essa jornada na Europa”. Na visa?o de Freitas, Portugal tem tudo para se consolidar como refere?ncia na a?rea de tecnologia tambe?m pela qualidade de vida, seguranc?a e a cultura amistosa com os profissionais de outros pai?ses. “O pai?s quer receber o estrangeiro e tem criado condic?o?es para isso”.

Processos de contratac?a?o e regras migrato?rias

As diferenc?as nos processos de contratac?a?o no Brasil e em Portugal compo?em a tema?tica da apresentac?a?o da fundadora da Hunting TI, Fabiana Tempesta. Responsa?vel por uma empresa de recrutamento do Brasil e Unia?o Europeia, abordara? sobre as oportunidades e armadilhas nas propostas de trabalho e oferecera? orientac?o?es sobre quais aspectos os candidatos devem priorizar na hora de escolher uma vaga.

A mestre em Direito Internacional e especialista em Direito Migrato?rio, Michelle Passos da Silva, vai realizar a apresentac?a?o “Uma jornada de mobilidade internacional segura e regularizada.” De acordo com ela, e? importante conhecer as formas de acesso a Portugal conforme as regras migrato?rias, os tipos de vi?nculos de trabalho e os regimes fiscais para que o profissional fac?a as melhores escolhas.

Durante a palestra, a especialista abordara? ainda sobre os processos e prazos para solicitac?a?o da documentac?a?o pessoal, agendamento junto ao Servic?o de Estrangeiros e Fronteiras, reagrupamento de familiares, abertura de conta banca?ria, entre outros.

Palestrantes:

  • ?  Joana Oliveira, territory manager Amazon Web Services (AWS) Palestra: Qual perfil profissional almejado pelas corporac?o?es na Europa?

  • ?  Fernando Belezas, diretor executivo do Instituto Empresarial do Ta?mega (IET)

    Palestra: Portugal ale?m dos grandes centros urbanos para profissionais de tecnologia

  • ?  Felipe Freitas, head de tecnologia da Martins Castro Palestra: Minha jornada profissional em terras lusitanas

  • ?  Fabiana Tempesta, fundadora da Hunting TI, empresa de recrutamento refere?ncia na Unia?o Europeia e Brasil

    Palestra: Diferenc?as nos processos de contratac?a?o no Brasil e em Portugal

  • ?  Michelle Passos da Silva, mestre em Direito Internacional pela Universidade de Lisboa e especialista em Direito Migrato?rio da Move

    Palestra: Como ter uma jornada de mobilidade internacional segura e regularizada

Ingressos limitados