Rodas
RR MÍDIA 3
Ótima
Quality
Forte vidros
Chama!!!
Giro Luvas
Patente
Loc moral 3
Gráfica
Ramses
Optima seguros
Breno
Sicoob
Loc moral
RR 2023 02
Ótica santa luzia
Pontual
Direitos Humanos

“A gente foi defenestrada da política pública”, diz secretária LGBTQIA

Simmy Larrat afirma que cenário atual é de terra arrasada

25/01/2023 13h30
Por: Redação
Fonte: Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

A travesti paraense Symmy Larrat foi nomeada ontem (24) para a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Essa será a segunda passagem da ativista pela administração federal em menos de 10 anos.

O cenário encontrado por ela, entretanto, é totalmente diferente daquele em que trabalhou na primeira vez, entre 2015 e 2016, quando assumiu a Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A sigla LGBTQIA+ inclui pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queer, intersexo e assexuadas, entre outras categorias.

“A gente tinha um prosseguimento a um período de ampliação da política pública”, lembra em entrevista àAgência Brasil,na Semana da Visibilidade Trans. “Hoje, a gente chega em um cenário de terra arrasada, em que a gente [população LGBTQIA+] foi defenestrada da política pública”.

A secretária afirma que até mesmo os dados disponíveis no Disque 100, serviço que recebe denúncias de violações aos direitos humanos, mostram a invisibilização da população LGBTQIA+ - um “apagamento” que, segundo ela, também ocorreu em áreas como o fomento à cultura. "A gente não tem muita informação, porque a gente foi apagada". 

Pioneira

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Primeira travesti a ocupar um cargo no segundo escalão do governo federal, Simmy Larrat afirma sentir certo incômodo com o pioneirismo – uma amostra, segundo ela, de que ainda é necessário um longo caminho para inclusão de pessoas trans em espaços de prestígio.  

“Falar que é a primeira demarca, mas não é algo muito cômodo pra gente. Dói dizer que somos as primeiras”, reconhece ela, que também foi a primeira travesti a presidir a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT), depois que deixou o governo federal. 

Após a eleição de 2022, Symmy colaborou com o Grupo Técnico de Direitos Humanos do Gabinete de Transição. O relatório final sobre o tema acusou o governo anterior de “revisionismo do significado histórico e civilizatório dos direitos humanos”, além de restrição à participação social e a baixa execução orçamentária, o que culminou, entre outros problemas, na descontinuidade de políticas para a população LGBTQIA+.

Desde o último dia 20, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) promove a campanha virtual “Construir para Reconstruir” com o intuito de marcar a semana do Dia da Visibilidade Trans, celebrado no Brasil em 29 de janeiro. A ação, que tem Simmy Larrat como porta-voz, acontece nas redes sociais e conta com uma série de publicações destacando os avanços legais em âmbito nacional, além de exemplos internacionais de referência para o Brasil. O dia 29 de janeiro foi escolhido para lembrar uma mobilização ocorrida, em 2004, na Câmara dos Deputados, para a campanha “Travesti e Respeito”, que levou a um inédito ato de pessoas trans no Congresso Nacional.

Confira os principais trechos da entrevista concedida pela secretária àAgência Brasil:

Agência Brasil:Qual é o retrato da situação que você encontrou ao chegar ao governo federal? 
Simmy Larrat:A gente passou por um processo de muita invisibilidade. E o que a gente encontra é isso. A gente não tem muita informação, porque a gente foi apagada do cenário. O que a gente está fazendo é planejar o que podemos construir de políticas públicas, a partir do que a gente entende como visibilidade dessa população.

Agência Brasil:Como você compararia a situação que encontrada na sua outra passagem pelo governo federal com o cenário de hoje?
Simmy:A gente tinha um prosseguimento a um período de ampliação da política pública. Mas também fui coordenadora em um período de muita perseguição. Já estava se preparando um golpe neste país. Hoje, a gente chega em um cenário de terra arrasada, em que a gente foi defenestrado da política pública. Mas, mesmo com essa perseguição moral do campo do ódio, a gente tem um sentimento de que a gente pode avançar, porque a gente vem em um cenário de composição política ampla, de retomada da democracia no país. 

Agência Brasil:A secretaria ainda está em construção? Como está esse trabalho?
Simmy:A gente está em um momento de composição. Diferentemente de outras secretarias, nós somos uma secretaria que não existia. A nossa equipe ainda está sendo nomeada. Juridicamente, havia um prazo que a gente tinha que esperar. As estruturas novas levam um tempo para existir de fato no sistema da Esplanada. A gente passou por um período de muito planejamento e ainda estamos nessa parte de planejamento, mas a nossa equipe começa a chegar. Hoje [ontem] mesmo fui nomeada com o nome oficial da secretaria.

Agência Brasil:Qual vai ser o primeiro passo da secretaria?
Simmy:O primeiro passo é planejar e identificar a fundo onde a gente foi apagada, para retomar e planejar como fazer isso. Agora, tem algumas emergências que a gente está identificando desde a transição, que é a retomada da participação social, que é algo que já está em encaminhamento. A gente espera ter a retomada do Conselho Nacional [dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+] nos próximos dias, e a elaboração das normativas necessárias para a implementação da decisão do STF acerca da homotransfobia, que, na nossa visão, são emergenciais nesse processo. São demandas muito latentes a que a gente precisa dar encaminhamento no próximo período, e a gente já vem construindo as pontes necessárias para que isso aconteça.

Agência Brasil:O conselho já está com sua composição definida?
Simmy:O conselho não é publicado com os nomes, e, sim, é publicado o decreto da constituição do conselho. Até porque estamos constituindo um conselho novo, a gente não está voltando para o que era anteriormente. A gente vai ampliar o escopo do conselho. A gente constitui um conselho que, inclusive em seu nome, traz as LGBTQIA+. Não é mais só combate à discriminação. É um conselho que vai sair completamente do armário. 

Agência Brasil:As normativas sobre a homotransfobia vão orientar o combate a esse crime?
Simmy:O governo tem que dizer como as unidades da federação têm que atuar. A gente tem que dizer como é o atendimento, como é a tipificação, que campos têm que existir na denúncia. São normativas no campo do atendimento, do sistema, da investigação, quais encaminhamentos têm que se dar. É uma orientação para que a gente consiga isso, na estrutura da segurança pública e da justiça. O governo federal tem que passar uma orientação para todo o sistema de segurança do país.

Agência Brasil:As maiores conquistas da população LGBQTIA+ no Brasil se deram via Judiciário. Como o Poder Executivo pode fortalecer essas conquistas e garanti-las de possíveis ataques?
Simmy:As principais decisões do STF [Supremo Tribunal Federal] aconteceram nesse período, sobretudo a permissão de retificação de nome e gênero [2018] e a criminalização da homotransfobia [2019]. Primeiro, o governo desse período se colocou como contrário. E, segundo, ele não criou na sua área de responsabilidade os caminhos para que isso acontecesse. A nossa postura tem que estar justamente aí. Se tem a criminalização da homotransfobia, o nosso papel de gestão é dizer como ela vai ser executada. Não teve, até hoje, nenhuma normativa que explique aos estados como eles devem fazer. Assim como na retificação não houve um diálogo com o sistema de justiça para que a gente diga como vamos dar conta de promover o acesso da população a esse serviço. É nesse lugar que queremos atuar. 

Agência Brasil:O custo e a burocracia para retificação são queixas constantes da população trans. Está sendo discutida uma forma de tornar o processo mais fácil?
Simmy:A gente tem que iniciar um diálogo. A normativa foi feita exclusivamente pelo Conselho Nacional de Justiça. O nosso papel é dialogar com esse sistema, porque isso é responsabilidade de outro poder. O que a gente pode pensar é em como facilitar o acesso das pessoas a essas demandas e a essas exigências. E é isso que a gente vai fazer. Então, a gente vai estabelecer o diálogo com o sistema de justiça para entender como a gente pode facilitar. E tem outras coisas que podem ser feitas via Executivo: se a gente olha a rede de assistência social, a gente sabe que existe isenção para certos documentos, e isso não está sendo acessado pela população transgênera. Então, a gente tem que debater esses dois aspectos.

Agência Brasil:Qual foi o prejuízo desse apagamento da população LGBTQIA+ na área da cultura e o que pode ser feito para reverter isso? 
Simmy: O prejuízo é gigantesco, porque é a cultura e a educação que conseguem fazer uma mudança, uma disputa de sociedade. É através desses elementos. Para nós, foi uma perda gigantesca não estar ocupando esse espaço. Mas algumas estratégias eu acho interessantes: a primeira é a retomada da participação social em todas essas áreas. A cultura tinha um comitê técnico LGBTQIA+, que ajudava, dentro da estrutura dos ministérios, a identificar onde a gente podia avançar, colaborar e existir. E a outra é a mudança na condução desse processo. Quando a gente vê uma ministra como a Margareth Menezes, que sempre fez campanhas contra a violência contra a população LGBTQIA+ no período do carnaval, a gente tem a confiança de que essa postura vai ser alterada com muita brevidade. 

Agência Brasil:Há uma preocupação constante de ativistas e pesquisadores sobre a saúde mental da população LGBTQIA+. Esse é um dos pontos prioritários?
Simmy: A saúde mental sempre foi um tema muito importante, mas é um tema que tem que vir transversalmente. Quando a gente fala de cultura, a gente também está falando de saúde mental, por exemplo. E no que concerne ao atendimento de ponta, eu acho que a gente tem que retomar um investimento em algumas áreas que atendiam no campo da saúde mental, como o processo transexualizador, a volta do investimento em centros de acolhimento à população LGBTQIA+, e debater o atendimento da população em todos os espaços de saúde. Debater no campo da saúde, é debater a saúde integral, em todos os aspectos da saúde, inclusive a saúde mental.  

Agência Brasil:Que mensagem você gostaria que seu pioneirismo, como primeira pessoa trans a ocupar um cargo no segundo escalão do governo federal, deixasse para a população transexual?
Simmy: Primeiro, as pessoas têm que saber que quando a gente é a primeira, a gente só afirma esse discurso para demarcar um lugar. Eu, particularmente, gostaria que a gente não fosse a única, e que a gente não ocupasse só as pastas LGBTQIA+. Eu quero que as nossas pautas ocupem todos os outros espaços. Eu quero que, daqui a alguns anos, a gente comece a perceber que a gente não é mais a primeira nem a única, mas, sim, várias nesse lugar. Falar que é a primeira demarca, mas não é algo muito cômodo pra gente. Dói dizer que somos as primeiras. A gente precisa promover uma ocupação dessas pessoas em diversos lugares, para que a gente olhe para trás e reconheça a primeira, mas veja que somos muitas nesses lugares. É nesse lugar que a gente quer chegar.