Por Rafael Prado Cunha
Tradição, clubes centenários e com grandes feitos não serão vistos apenas na elite estadual.
Em 2020 o Módulo II do Campeonato Mineirão terá equipes de renome como o Democrata, o outro Democrata de Governador Valadares, Tupi, Ipatinga, Mamoré, Guarani e como novidades: Cap de Uberlândia e Nacional de Muriaé.
Não à toa, que a competição seja a mais disputada e emocionante dos últimos anos.
O Democrata, time centenário, deposita todas suas fichas, no treinador Paulinho Guará, o ex-jogador montou o elenco de sua preferência, teve tempo para pré-temporada e também foi o treinador da equipe nos últimos anos; alias, jogou também.
Rebaixados da elite em 2019, Tupi e Guarani querem voltar ao Módulo I o mais rápido possível. Tri-campeão do Módulo II, a equipe de Divinópolis, busca mais um título para sua coleção.
Já o Galo Carijó, com uma galeria mais recheada, vive dias de luta e quer voltar aos seus dias de glórias.
O clube de Juiz de Fora, afinal, além de dois troféus da competição, já foi campeão mineiro do interior do Módulo I em seis oportunidades e campeão nacional: a série D do Campeonato Brasileiro em 2011.
Outro time longe de seu auge e em busca de recuperação é o Ipatinga. O Tigre surpreendeu em 2005 e superou o Cruzeiro na decisão e conquistou de forma histórica o Campeonato Mineiro. No ano seguinte foi vice-campeão.
Na década passada o Ipatinga viveu mais dias de glórias, tendo sido vice-campeão da Série-B do Campeonato Brasileiro em 2007 e terceiro colocado da Copa do Brasil.
Hoje em situação muito diferente, de quando chegou a elite do futebol nacional, vê no Módulo II, não só a chance de voltar para o primeiro escalão estadual, mas também de se recuperar. O destaque do time é Tchô, meia revelado pelo Atlético, anunciado como reforço no último dia 13.
Correndo por fora, o Democrata de Governador Valadares, um time do interior que sempre grandes campanhas e ainda tem apoio de grandes empresas.
Este Módulo II promete. Prepare o seu coração para fortes emoções e boa sorte ao Democrata Jacaré!