RR 2023 02
Breno
Ramses
Giro Luvas
Patente
Optima seguros
RR MÍDIA 3
Quality
Gráfica
Chama!!!
Sicoob
Pontual
Ótima
Rodas
Loc moral 3
Loc moral
Forte vidros
Ótica santa luzia
Minas Gerais

Inconfidência está entre as melhores rádios do mundo 

Pesquisa destaca a emissora pública mineira entre veículos de diverosos países; programa 'Hora do fazendeiro' e jornalista Regina Palla foram homen...

07/02/2023 14h25
Por: Redação
Fonte: Secom Minas Gerais
EMC / Divulgação
EMC / Divulgação

A Rádio Inconfidência é apontada como uma das melhores rádios dos cinco continentes, segundo a pesquisa “Os melhores das ondas curtas”, organizada pelo “DX Clube sem Fronteiras”, da Academia Caruaruense de Ciências e Letras, em Pernambuco. A "Gigante do Ar" (AM 880) aparece em sétima posição no ranking, ao lado de outros oito veículos do Brasil, Cuba, Japão, Turquia e Vietnã.

A Inconfidência AM mostra que é grande em todo o mundo e se tornou trilha sonora de gerações. "Esse é o resultado de um trabalho desenvolvido há mais de oito décadas e que mostra a missão dos profissionais envolvidos para fazer uma programação de qualidade. A Rádio Inconfidência é um patrimônio de Minas Gerais", destaca Gustavo Mendicino, presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) , instituição que gerencia a Rede Minas e a Rádio Inconfidência.

A pesquisa anual presta homenagem e prestigia  emissoras, locutores e programas pelo trabalho e serviço de radiodifusão. Foram apontados veículos da Argentina, Brasil, Chile, China, Costa Rica, Cuba, Romênia, Peru, Espanha, Estados Unidos, Índia, Indonésia, México, Portugal e Uruguai. O ranking também classificou Regina Palla, do Música & Notícia, como a quinta melhor apresentadora.

O levantamento ainda destacou “A Hora do Fazendeiro” em quinto lugar como melhor programa de variedades. Considerado uma das atrações mais antigas das rádios no Brasil, a atração conquistou a medalha do Mérito Rural, da Faemg, em 2016. A apresentadora Tina Gonçalves comemora o resultado: "estou há 53 anos na Rádio Inconfidência. Faço 74 anos agora, em março. É muito gratificante, um prazer".

História

A Rádio Inconfidência estreou no dia 3/9/1936. A emissora pública foi a primeira, de Minas Gerais, a transmitir uma copa do mundo de futebol de outro país. Dos seus microfones saíram radionovelas, orquestras e artistas que ganharam o palco no Brasil e no mundo, como Carmen Miranda, Nelson Gonçalves, Clara Nunes e o maestro Juvenal Dias. 

Avante no tempo, a rádio chegou à FM no 2/2/1979. Em junho de 2017, a estação se modernizou e ganhou nova sede, no Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, junto à Rede Minas.

A Rádio Inconfidência AM 880 e FM 100,9 vai ao ar para Minas Gerais e para o mundo, pela plataforma de streaming EMCplay