O Atlético está no meio de uma maratona de viagens e jogos neste início de temporada. Não bastasse o desgaste físico de idas e vindas em aviões e ônibus, a equipe tenta se recompor após a derrota por 3 a 0 para o Unión, na última quarta-feira, na Argentina. Para conseguir essa rápida ‘volta por cima’, o técnico Rafael Dudamel pode mudar um pouco os planos de poupar boa parte do time titular no duelo deste domingo, às 18h, contra a URT, no Estádio Zama Maciel, em Patos de Minas, pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro.
Se, por um lado, o treinador venezuelano pensa em colocar o que tem de melhor em campo para buscar a vitória, por outro, Dudamel teve mais problemas para recuperar o aspecto físico do elenco atleticano. A delegação chegou a Belo Horizonte depois da viagem à Argentina somente na manhã deste sábado - a previsão era na sexta-feira à noite. Para completar, o voo alvinegro não conseguiu aterrissar em Patos de Minas por causa de chuva e seguiu para Uberlândia. Para voltar ao local da partida, mais 220km de ônibus.
Dessa forma, Rafael Dudamel deve unir as informações da comissão técnica e do departamento médico do Atlético com conversas pessoais com os jogadores para ver quem está em melhores condições para ir a campo. Sem nenhum atleta suspenso, se quiser, o técnico venezuelano pode até repetir a formação do último compromisso, o que é pouco provável no entanto.
“Antes dessa partida, já tinha tudo planejado. A diretoria fez um grande esforço para nos proporcionar a melhor logística. Temos que corresponder no esportivo. Quero olhar os rostos, quero ver a recuperação, porque a única maneira de se levantar de um duro golpe como esse é ganhando no fim de semana”, disse o comandante alvinegro em coletiva ainda na Argentina.
Com oito pontos conquistados em quatro partidas disputadas, o Atlético ocupa a segunda posição na tabela do Estadual. Como o duelo contra a URT encerra a 5ª rodada do Campeonato Mineiro, a equipe atleticana já vai saber se conseguirá subir e tomar a liderança do Cruzeiro. O rival tem clássico contra o América, às 16h no Mineirão. Já a URT é sexta colocada, com sete pontos.
O adversário
Ao contrário do Atlético, a URT vive boa fase neste momento da temporada. O Trovão Azul de Patos de Minas vem de duas vitórias na competição - sobre Patrocinense e Caldense, na segunda e terceira rodadas, respectivamente. Na rodada da última semana, o duelo contra o Boa Esporte foi adiado para o dia 19. O técnico Ademir Fonseca tem todos os titulares disponíveis e a única mudança pode ser a entrada de Júnior Lemos, autor do gol do triunfo sobre o rival de Poços de Caldas.
URT x ATLÉTICO
URT
Negueti; Jeffinho, Audalio, Josué e Izaldo; Márcio Passos, Valkenedy e Carlos Magno; Júnior Lemos, Pitbull e Roni
Técnico: Ademir Fonseca
Atlético
Michael; Maílton (Patric), Igor Rabello, Gabriel e Fábio Santos; Zé Welison, Jair, Allan e Hyoran; Ricardo Oliveira e Marquinhos
Técnico: Rafael Dudamel
Motivo: 5ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Zama Maciel, em Patos de Minas, Minas Gerais
Data e horário: domingo, 9 de fevereiro de 2020, às 18h
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira
Auxiliares: Celso Luiz da Silva e Marcyano da Silva Vicente