O prefeito de Fortuna de Minas, Patrick Campos Diniz, comemorou nas redes sociais o reconhecimento de comunidades do município como quilombola. “Após quase 3 anos de luta, foi publicado no Diário Oficial da União o reconhecimento como Comunidades Quilombolas Retiro dos Moreiras e Beira Córrego.
Este reconhecimento trará diversas vantagens a todos nas comunidades, uma vez da grande possibilidade de diversas ações que poderão ser empregadas a partir deste feito”, afirmou.
Dentre as ações a serem realizadas pela prefeitura, ele apontou as seguintes: regularização Fundiária, água potável e esgoto sanitário, habitação rural, Programa Luz Para Todos, implementação da tarifa social nas contas de energia e água, certificado Pronaf, além de melhoras em serviços de educação e saúde.
As comunidades quilombolas são grupos étnicos, predominantemente constituídos de população negra rural ou urbana, descendentes de ex-escravos, que se auto definem a partir das relações específicas com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias.