RR MÍDIA 3
toque
Coperlidere
Prefeitura de Sete Lagoas vacina
Reconhecimento

Comunidades de Fortuna de Minas são reconhecidas como quilombolas

As comunidades quilombolas são grupos étnicos, predominantemente constituídos de população negra rural ou urbana

12/02/2020 08h54
Por: Redação
Imagem retirada da internet.
Imagem retirada da internet.

O prefeito de Fortuna de Minas, Patrick Campos Diniz, comemorou nas redes sociais o reconhecimento de comunidades do município como quilombola. “Após quase 3 anos de luta, foi publicado no Diário Oficial da União o reconhecimento como Comunidades Quilombolas Retiro dos Moreiras e Beira Córrego.

Este reconhecimento trará diversas vantagens a todos nas comunidades, uma vez da grande possibilidade de diversas ações que poderão ser empregadas a partir deste feito”, afirmou.

Dentre as ações a serem realizadas pela prefeitura, ele apontou as seguintes: regularização Fundiária, água potável e esgoto sanitário, habitação rural, Programa Luz Para Todos, implementação da tarifa social nas contas de energia e água, certificado Pronaf, além de melhoras em serviços de educação e saúde.

As comunidades quilombolas são grupos étnicos, predominantemente constituídos de população negra rural ou urbana, descendentes de ex-escravos, que se auto definem a partir das relações específicas com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias.