Gráfica
Ótica santa luzia
Sicoob
Quality
Loc moral 3
Chama!!!
Pontual
Ramses
Patente
Breno
Optima seguros
Forte vidros
RR 2023 02
Rodas
RR MÍDIA 3
Loc moral
Giro Luvas
Ótima
Turismo

Juquitiba adere à Grande Reserva Mata Atlântica

O município de Juquitiba formalizou seu compromisso socioambiental integrando a Grande Reserva Mata Atlântica com apoio de institutos, secretarias ...

04/05/2023 10h15
Por: Redação
Fonte: Agência Dino
Instituto Terra Luminous
Instituto Terra Luminous

O município de Juquitiba formalizou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do maior trecho contínuo remanescente de Mata Atlântica do mundo. A iniciativa envolve 60 municípios nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo e mantém quase toda sua diversidade de ambientes e espécies da fauna e da flora, além de sua riqueza cultural e histórica.

Na tarde da terça-feira (18), o prefeito de Juquitiba Ayres Scorsatto assinou a carta de adesão à Grande Reserva Mata Atlântica (GRMA). Mediada por um grupo de representantes da sociedade civil, com apoio do COMTUR e da Secretaria de Turismo local, a assinatura da carta estabelece o compromisso do Poder Executivo Municipal com o fomento do turismo de natureza e com o desenvolvimento sustentável baseado no intercâmbio de boas práticas entre os integrantes do movimento. “Este é um passo importante para Juquitiba e para todos nós”, destacou o prefeito. 

Turismo de natureza - “Juquitiba está ampliando a sua vocação como pólo de turismo de Natureza, o que exige profissionalizar, fazer parcerias para capacitação e aprender com os municípios que já o praticam”, afirma Glenn Suba, cofundador do Instituto Socioambiental Terra Luminous - ITL, que integra oficialmente a GRMA desde 2019 e que na presente ação contou com apoio do Fundo Casa e entidades da região. 

“Com o fortalecimento da GRMA. a nossa ação é ampliada, podendo facilmente concorrer com destinos internacionais como Costa Rica, por exemplo”, afirma Karina Hirayama, sócia da Rio Abaixo, empresa de turismo de aventura que há 27 anos opera em Juquitiba. “Levantar a bandeira da Mata Atlântica aqui no nosso território demonstra que não estamos sozinhos e que somos uma região extremamente importante, uma das principais portas de entrada para esta área de Mata Atlântica”, complementa Karina. 

Com a assinatura da carta de adesão, Juquitiba se compromete com uma série de ações, como o fortalecimento das secretarias e conselhos municipais das áreas de meio ambiente e turismo, incentivo a negócios de impacto social e conservação da natureza, além da implantação de um Plano Municipal da Mata Atlântica, voltado a preparar o município para receber turistas e tornar-se referência como destino de turismo regenerativo. O compromisso também inclui práticas sustentáveis como a separação dos resíduos recicláveis e adoção de medidas protetivas da fauna e flora silvestre sob ameaça de extinção, como o palmito juçara. 

Grande Reserva - Localizada a 70 km da capital paulista, Juquitiba faz limite com o Parque Estadual Serra do Mar e integra simultaneamente duas das sete Reservas da Biosfera da UNESCO presentes no Brasil. Localiza-se ainda em uma das principais áreas de mananciais de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, a quarta maior do mundo.

Estima-se que reste apenas 12% da cobertura original de Mata Atlântica, presente de forma fragmentária ao longo de toda a costa brasileira. A Grande Reserva Mata Atlântica corresponde ao maior trecho contínuo deste bioma, um corredor ecológico de 2,7 milhões de hectares, limitado ao norte pelos municípios de São Lourenço, Juquitiba e Mongaguá, em São Paulo, e percorrendo uma extensa faixa litorânea até os parques estaduais e nacionais ao norte de Santa Catarina. Nesta área situam-se 110 unidades de conservação em 60 municípios. 

Sobre

A Grande Reserva Mata Atlântica abriga o maior trecho contínuo remanescente deste bioma no mundo, sendo composto por 2,7 milhões de hectares de florestas e outros tipos de vegetação e com 2,2 milhões de hectares de área marinha. Cerca de 1,4 milhão de pessoas vivem nos 60 municípios que abrigam este corredor ecológico entre os estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

O Instituto Socioambiental Terra Luminous - ITL é uma ONG situada em uma área de 130 hectares em meio à Mata Atlântica no município de Juquitiba, a 70 km de São Paulo, onde promove programas de preservação ambiental e transformação social, autoconhecimento e turismo regenerativo.