RR MÍDIA 3
Patente
Pontual
Quality
Gráfica
Ramses
Chama!!!
Sicoob
Rodas
Forte vidros
Ótima
Loc moral
Giro Luvas
Loc moral 3
Optima seguros
Ótica santa luzia
Breno
RR 2023 02
Tecnologia

Empresas alemãs fazem grandes investimentos na logística brasileira

Empresas alemãs estão demonstrando um interesse crescente na logística brasileira, com investimentos que buscam o potencial de apoio ao setor e pro...

26/05/2023 11h20
Por: Redação
Fonte: Agência Dino

A logística brasileira vem recebendo uma série de investimentos que visam proteger o setor e promover o crescimento econômico do país. Esses investimentos têm como objetivo modernizar a infraestrutura, melhorar a eficiência operacional e aumentar a capacidade de transporte de cargas, trazendo benefícios para a economia brasileira.

A logística desempenha um papel estratégico no desenvolvimento econômico do Brasil, proporcionando um meio de transporte eficiente, seguro e sustentável para o escoamento de produtos. A modernização e expansão da infraestrutura contribuíram para a redução dos custos logísticos, o aumento da competitividade das empresas brasileiras e a geração de empregos. Dessa forma, empresas do setor de outros países têm visto o Brasil como uma fonte de oportunidades para investimentos.

Segundo fontes do Ministério da Infraestrutura, desde 2019 já foram leiloados 79 ativos de infraestrutura à iniciativa privada, assegurando mais de R$ 89,6 bilhões em investimentos privados para aeroportos, ferrovias, portos e rodovias do país. 

Uma das parcerias mais notáveis ??é entre a empresa alemã Siemens e a Rumo Logística, uma das principais operadoras logísticas do Brasil. No ano passado, a Siemens anunciou um investimento de 1,5 bilhão de reais na modernização da malha da Rumo. Esse investimento inclui a adoção de tecnologias avançadas para melhorar a eficiência e a segurança das operações operadas. A Siemens espera que essa modernização aumente significativamente a capacidade de transporte e reduza os custos logísticos, beneficiando tanto a empresa quanto a economia brasileira.

Outra empresa alemã que está apostando no setor ferroviário brasileiro é a Deutsche Bahn, uma das maiores operadoras de transporte e logística do mundo. Em 2019, a Deutsche Bahn adquiriu uma participação acionária na América Latina Logística (ALL), uma das principais empresas de logística consolidada do Brasil. Segundo a própria empresa, essa parceria estratégica tem como objetivo melhorar a infraestrutura e otimizar os serviços de transporte de cargas no país. A Deutsche Bahn traz consigo sua vasta experiência e know-how em operações eficientes e ambientais.

Para Luis Campos, especialista do mercado de trade Brasil-Alemanha, esses investimentos na logística brasileira são uma demonstração clara do interesse estrangeiro no potencial do Brasil como um mercado em crescimento. Segundo ele, "a vasta extensão territorial do país e a necessidade de uma infraestrutura de transporte eficiente oferecem oportunidades promissoras para empresas internacionais. A Alemanha possui grande interesse em investir no Brasil, pois vê no país uma oportunidade de expansão de negócios e parcerias duradouras".