Estudantes de 35 escolas estaduais pertencentes à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Coronel Fabriciano participaram, nesta sexta-feira (16/6), do Transformando o Futuro, evento de educação empreendedora voltado para alunos da rede pública. O Estádio Municipal João Lamego Netto, mais conhecido como Ipatingão, no município do Vale do Aço, recebeu cerca de 14 mil estudantes que, presencialmente, assistiram palestras com youtubers e influenciadores da atualidade, como Bianca Andrade (Boca Rosa), Camilla De Lucas e Sharon Morais; o ator, humorista, músico e jornalista, Rafael Cortez; e o criador de conteúdo de jogos, Luan Kovarik “Jon Vlogs”.
O evento também foi transmitido on-line e a estimativa do público total foi de 80 mil jovens. O empreendedorismo é um tema transversal do currículo escolar. Ele oportuniza aos estudantes experiências formativas diversificadas, com uma linguagem próxima à dos jovens, estimulando o protagonismo juvenil fora do espaço escolar. A realização é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas).
“Queremos formar jovens que sejam protagonistas e empreendedores, e despertar neles uma expectativa para a construção dos próprios projetos de vida”, ressalta a superintendente de Ensino de Coronel Fabriciano, Edvania Andrade.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) disponibilizou recurso financeiro para viabilizar o deslocamento dos estudantes das escolas estaduais de Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso até o estádio. As demais unidades escolares puderam acompanhar virtualmente, em espaços coletivos organizados no próprio ambiente educacional.
Transformando o Futuro
O objetivo do Transformando o Futuro é inspirar os estudantes com histórias de sucesso reais, despertando comportamentos empreendedores que impulsionem o protagonismo dos jovens. Para que, assim, eles sejam capazes de alcançar sonhos e objetivos de vida.
A realização do evento em Ipatinga ocorreu em uma parceria da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Coronel Fabriciano, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas) e da Prefeitura Municipal de Ipatinga. Participaram escolas das redes municipal e estadual.