Ainda em busca da primeira vitória na Copa do Brasil, o Cruzeiro enfrenta o CRB nesta quarta-feira, às 21h30, no Mineirão, pelo jogo de ida da 3ª fase do torneio nacional. Após dois empates nas fases anteriores – contra São Raimundo-RR e Boa Esporte –, a Raposa precisa abrir vantagem em casa para jogar mais tranquila no duelo da volta, semana que vem, em Maceió.
Será o sétimo encontro entre Cruzeiro e CRB na história, com retrospecto totalmente favorável ao time celeste, que nunca foi derrotado pelos alagoanos: são quatro vitórias e dois empates.
Pela Copa do Brasil, Cruzeiro e CRB se enfrentaram apenas uma vez. Em março de 2006, pela segunda fase do torneio, a Raposa venceu por 2 a 0, no estádio Rei Pelé. Na época, o regulamento da competição nacional previa que vitória do visitante por dois gols de diferença no jogo de ida eliminava a necessidade do segundo duelo. Desta forma, não houve a partida em Belo Horizonte.
Este duelo da Copa do Brasil de 2006, inclusive, foi o último entre os clubes, que voltarão a se enfrentar 14 anos depois.
Apesar de não ser um dos favoritos ao título da Copa do Brasil, o Cruzeiro tenta chegar o mais longe possível na competição para encher os cofres. Até o momento, o clube já faturou R$ 3,9 milhões. Em caso de classificação à quarta fase, a Raposa embolsa mais R$ 2 milhões.
Vale lembrar que o gol qualificado na casa do adversário não é mais critério de desempate na Copa do Brasil.
Em relação ao time, o técnico Adilson Batista deve promover a volta do volante Filipe Machado, que não jogou o clássico contra o Atlético, no último fim de semana, pelo Campeonato Mineiro, por estar suspenso.
Por outro lado, o zagueiro Léo segue sendo desfalque. O defensor sofreu um estiramento na coxa direita na semana passada e deverá ficar fora por até 15 dias.
Já o banco de reservas celeste estará reforçado com o volante Jean e o meia Robinho. As dúvidas são as presenças do zagueiro Ramon, anunciado como novo reforço nesta terça-feira e já registrado no BID, e o volante Ariel Cabral, que aprimora a forma física após ficar mais de um mês na Argentina resolvendo problemas particulares.
Cruzeiro x CRB
Cruzeiro: Fábio; Edilson, Cacá, Arthur e João Lucas; Filipe Machado, Jadsom, Everton Felipe e Maurício; Thiago e Marcelo Moreno. Técnico: Adilson Batista
CRB: Victor Souza; Lucas Mendes, Gum, Ewerton Páscoa e Igor; Claudinei, Carlos Jatobá, Luidy, Rafael Longuine e Erik; Léo Gamalho. Técnico: Marcelo Cabo
Motivo: jogo de ida – 3ª fase da Copa do Brasil
Data: 11 de março de 2020, quarta-feira, às 21h30
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e José Reinaldo Nascimento Júnior (DF)