Gráfica
Sicoob
Ramses
Quality
Ótima
RR MÍDIA 3
Loc moral 3
Patente
Forte vidros
Rodas
Ótica santa luzia
Pontual
Optima seguros
Giro Luvas
Breno
Chama!!!
RR 2023 02
Loc moral
Startups

FGTS Família ajuda na preservação da fertilidade

Qista FGTS Família permite financiar 100% do procedimento, ou parte dele, para realizar sonhos de casais de constituir uma família. Solicitação pod...

12/03/2024 14h31
Por: Redação
Fonte: Agência Dino
freepik
freepik

A Qista, instituição financeira focada em soluções inovadoras de crédito, e Neo Vita, especialista em tratamentos de preservação da fertilidade, uniram forças para ajudar brasileiros a concretizarem o sonho de formar uma família. Chega ao mercado um novo produto financeiro, o "Qista FGTS Família", que permite a antecipação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para realizar procedimentos como fertilização in vitro, congelamento de óvulos, entre outros serviços oferecidos pela Neo Vita.

A solicitação pode ser feita por qualquer pessoa interessada em realizar o procedimento. Além disso, é possível juntar os saldos de FGTS com outras pessoas para conseguir um valor mais elevado de financiamento.

O "Qista FGTS Família" permite financiar 100% do procedimento ou parte dele usando os recursos do fundo de garantia. A linha de crédito oferece um dos menores juros do mercado, de 1,79% ao mês. Não há preocupações ainda com a operação para o pagamento das parcelas, uma vez que a transação é feita diretamente entre a Qista e a Caixa FGTS. Entre os benefícios está a possibilidade de realizar três tentativas com 90% de chance de sucesso.

“A parceria entre a Qista e a Neo Vita representa um avanço na convergência entre saúde e finanças, oferecendo solução acessível para aqueles que buscam realizar o sonho de construir uma família”, diz Leonardo Grapeia, CEO da Quista.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as mulheres estão engravidando cada vez mais tarde. A parcela de mães acima dos 30 anos entre as crianças nascidas em um ano avançou de 24% em 2000 para 37,3% em 2021, segundo as Estatísticas do Registro Civil 2021. Em 2000, 22% das mães de crianças nascidas no ano tinham entre 30 e 39 anos, enquanto a parcela com 40 anos ou mais era 2%. Em 2010, as taxas subiram para 26,1% e 2,3%, respectivamente. Em 2021, por sua vez, as parcelas foram de 33,8% e 3,9%.

“Com a parceria, poderemos atender mais mulheres que buscam preservar a fertilidade, especialmente aquelas que estão focadas em suas carreiras. Além delas, supriremos as necessidades de casais heterossexuais enfrentando desafios de fertilidade, como endometriose ou alterações no espermograma; e de casais homossexuais que desejam realizar tratamentos de fertilização in vitro”, afirma Dr. Fernando Prado, diretor clínico da Neo Vita.

Segundo o 14° Relatório do Sistema Nacional de Produção de Embriões (SisEmbrio), produzido com dados de 2020 e 2021 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os procedimentos de fertilização in vitro voltaram a crescer em 2021, com a realização de 45.952 ciclos no país, após recuarem sob impacto da pandemia de Covid-19 em 2020 (34.623). Já o número de congelamentos de embriões chegou a 114.372 em 2021, superando em 29% os 88.503 embriões congelados em 2020.

No entanto, procedimentos como congelamento de óvulos e fertilização in vitro não são cobertos pelo sistema de saúde privado ou público. Com isso, os pacientes ficam restritos a meios de pagamentos tradicionais: recursos próprios, cartão de crédito ou empréstimos pessoais, que é uma linha mais cara; e nem todos conseguem por esses meios custear o procedimento/tratamento que tem um ticket médio alto.

“É nesse cenário que a antecipação do FGTS entra com força para viabilizar um crédito mais barato para o financiamento do procedimento. Isso servirá também para quem já tem o valor e possuir saldo do FGTS, pois nesse caso não precisaria se descapitalizar e usaria o fundo para isso. Uma das grandes vantagens do produto, portanto, é que não há impacto no fluxo de caixa de quem contrata o financiamento”, reforça Grapeia.