Sicoob
RR MÍDIA 3
Ótica santa luzia
Ótima
RR 2023 02
Patente
Forte vidros
Pontual
Loc moral 3
Breno
Optima seguros
Gráfica
Ramses
Rodas
Giro Luvas
Quality
Chama!!!
Loc moral
Meio Ambiente

Livro digital ilustrado por alunos do Jovens Mineiros Sustentáveis é lançado

Mais de 300 desenhos compõem a obra que está disponível em plataforma virtual

15/04/2024 08h06
Por: Redação
Fonte: Secom Minas Gerais
Robson Santos
Robson Santos

Com o tema "25 Anos da Lei das Águas de Minas", alunos com idades entre 10 e 12 anos do programa Jovens Mineiros Sustentáveis, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) , retrataram situações relacionadas ao convívio deles com a água. Ao todo, foram reunidos 342 desenhos no e-book. As ilustrações foram reunidas em um livro digital que pode ser conferido aqui .

Os desenhos, selecionados pelos professores e recebidos pela Semad, fizeram parte da Semana da Água 2024, realizada de 18 a 22/3, em comemoração ao Dia Mundial da Água. Além de serem reunidos em um livro digital, também foram expostas na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

As ilustrações são uma maneira divertida usada pelos alunos para se expressarem sobre assuntos ligados ao meio ambiente. “É uma metodologia pedagógica que reflete a essência do ser humano. Os desenhos não precisam de palavras. Eles, por si só, apresentam as impressões e expressões de quem ilustrou”, afirma Ricardo Cottini, gestor do programa Jovens Mineiros Sustentáveis.

Jovens Mineiros Sustentáveis

O programa se alinha com as políticas públicas de Minas Gerais, numa visão cidadã, com conceitos técnicos e humanistas, e visa preparar jovens cidadãos para se tornarem adultos mais conscientes e capazes de agirem de forma ambientalmente sustentável, bem como interagindo com as diversas áreas do conhecimento.

Em 2023, mais de 6 mil estudantes foram beneficiados, em 104 municípios participantes, com 182 escolas e 291 professores. Com isso, 323 turmas tiveram práticas ambientais durante todo o ano.