Sicoob
Loc moral
Ramses
Chama!!!
Giro Luvas
Forte vidros
Loc moral 3
RR MÍDIA 3
Ótica santa luzia
RR 2023 02
Optima seguros
Ótima
Quality
Rodas
Pontual
Breno
Gráfica
Patente
Câmara dos Dep...

Comissão promove debate sobre desafios para escoar a safra brasileira

Mais de 90% dos produtos enviados ao comércio exterior saem de portos

16/04/2024 11h10
Por: Redação
Fonte: Agência Câmara
Divulgação/SPH-RS
Divulgação/SPH-RS

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputado debate, nesta quinta-feira (18), os gargalos e desafios para escoamento da safra brasileira. O debate foi solicitado pelo deputado Tião Medeiros (PP-PR).

O parlamentar cita dados Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que indicam que os terminais portuários movimentaram 1,2 bilhão de toneladas de carga em 2022. Mais de 90% dos produtos enviados ao comércio exterior saem dos portos.

"A cada novo recorde de safra e crescimento das exportações, faz-se necessária a adequação da infraestrutura de acesso aos portos e de capacidade para escoamento da safra", explica o parlamentar. Ele considera urgente a necessidade de mitigar os gargalos logísticos que oneram os custos de movimentação de produtos, para aumentar a competitividade no mercado internacional.

Tião Medeiros cita um levantamento da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) sobre gargalos logísticos para o escoamento de grãos que indica, por exemplo, que 63% da exportação de soja e milho são feitas por portos da regiões Sul e Sudeste), sendo que 71% de sua produção estão nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

O debate está agendado para as 10 horas, no plenário 6.