Por Itasat
Em entrevista coletiva nesta terça-feira, o governador de Minas, Romeu Zema (Novo) informou que os protocolos de abertura do comércio no estado foram colocados à disposição dos prefeitos. Zema anunciou ainda a compra de equipamento de proteção individual para os profissionais de saúde.
Máscaras, gorros e aventais serão repassados a preço de custo para as prefeituras, de acordo com o governador. A distribuição será feita pela Defesa Civil.
“Tudo ficou mais difícil quando envolve qualquer aquisição de material relacionado à EPI nesse tempo de pandemia. Para facilitar, para contribuir com essas prefeituras, o estado, através da Seplag, fez uma compra em grande escala de kit de máscaras cirúrgicas, de luvas, de gorros, aventais a uma condição melhor do que elas [prefeituras] estariam adquirindo, no prazo ágil e com qualidade também assegurada”.
A previsão do governo de Minas é de que 170 mil colaboradores de saúde sejam atendidos.
Para que a distribuição seja de forma justa, Zema informou que será considerada a quantidade de colaboradores existentes em cada prefeitura para que não haja pedidos em excesso.
Protocolos
O "Minas Consciente", programa com os protocolos para abertura gradual e segura das atividades econômicas, foi disponibilizado no portal do governo. Neste primeiro momento, ele diz respeito às atividades essenciais, já em funcionamento. Pode ser consultado em: www.mg.gov.br/minasconsciente.