Por Itasat
Candidato à presidência do Cruzeiro, o advogado Sérgio Santos Rodrigues pediu à Polícia Civil nesta terça-feira que investigue autores de fake news contra ele. O candidato foi Delegacia Especializada em Investigação de Crime Cibernético de Belo Horizonte.
Uma das notícias falsas informava que o coordenador da campanha de Sérgio é o ex-presidente do clube Zezé Perrella e que ambos teriam chamado para ser o diretor de futebol celeste, em uma eventual vitória, o conselheiro do clube e vereador cassado de Belo Horizonte Wellington Magalhães.
Outra fake news dizia que o conselheiro e dono do Supermercados BH, Pedro Lourenço, deixou de apoiar Sérgio e que o principal motivo seria o envolvimento do candidato com membros da Família União, grupo do Conselho Deliberativo que apoiou o ex-presidente Wagner Pires de Sá, um dos pivôs das crises política, moral e financeira no Cruzeiro.
As informações falsas relacionadas a Pedro Lourenço foram espalhadas como se tivessem sido dadas no Twitter.
Sérgio afirmou que o objetivo ao pedir a apuração é mostrar que a internet não é uma terra sem lei. “Ainda que a pessoa não tenha criado o conteúdo difamatório ou mentiroso, só de ela encaminhar esse conteúdo ela é um instrumento para a prática do crime. Portanto, ela tem que responder civil e criminalmente por isso.”
O candidato relatou ter apontado suspeitos. “Entregamos uma lista de perfis de Twitter, de Facebook e de agências digitais que a gente desconfia que esteja trabalhando na elaboração dessas artes e mensagens difamatórias. Hoje a polícia consegue pesquisar por I.P, rastrear até telefones que as pessoas acham que são irrastreáveis porque compra aqueles chips pré-pagos.”
A eleição será realizada no dia 21 deste mês. O único concorrente de Sérgio até o momento é o empresário Ronaldo Granata, que foi o 2º vice-presidente do clube na gestão de Wagner e, como toda a diretoria, renunciou em dezembro. No entanto, ele já havia rompido com a própria direção no inicio do mandato. O conselheiro que quiser participar da disputa tem até o dia 11 para inscrever a chapa.