Por Itasat
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Minas Gerais, Germano Vieira, deixará a pasta do governo. A decisão partiu do próprio secretário, que comunicou o governador Romeu Zema (Novo) nesta quinta-feira.
Em nota, Germano Vieira informou que seu ciclo se encerrou no governo e a saída do cargo é para se “dedicar a novos desafios”. No entanto, ele permanecerá à frente da Semad pelo tempo que for necessário até Zema anunciar um novo secretário.
De acordo com informações obtidas, a diretora do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Maria Carvalho de Melo, e o diretor-geral da Agência Reguladora de Serviços de Água e Esgoto de Minas Gerais (Arsae-MG), Antônio Claret, são cotados para assumir a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Confira a íntegra da nota emitida por Germano Vieira:
Comuniquei há pouco ao governador Romeu Zema minha intenção de desligar do Governo. Foi uma longa e produtiva jornada. Nesse tempo que passei à frente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, modernizamos o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SISEMA), implementamos a digitalização dos processos, desburocratizamos procedimentos, implantamos metas de produtividade, com o apoio dos servidores, e enfrentamos com muita responsabilidade a maior tragédia ambiental do país. Busquei conciliar o desenvolvimento com a preservação ambiental.
Como em todo ciclo, o meu chega ao fim. Quero me dedicar a novos desafios. Por isso, optei por me desligar das atividades no Estado. Ficarei no comando da SEMAD pelo tempo que for necessário, até que o governador decida por um substituto. Comandarei a transição para que ela ocorra de forma harmoniosa, sem que haja qualquer tipo de perda para o Estado.
Servi aos mineiros por 10 anos. Tive a oportunidade de servir na recém-criada Controladoria-Geral do Estado, no Instituto Mineiro de Gestão das Águas, na Fundação Estadual de Meio Ambiente e na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Também presidi a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA), tendo sido eleito com o voto favorável de todos os estados da federação. Fui agraciado ainda com o prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade, o que muito me honrou.
Agradeço aos colaboradores que contribuíram para termos hoje uma Secretaria moderna, eficaz e produtiva.
Agradeço também ao Ministério Público, Tribunal de Justiça, à Assembleia Legislativa e às entidades da sociedade civil e representativas pelo diálogo respeitoso e construção conjunta das políticas públicas.
Meu agradecimento muito especial e gratidão ao governador Romeu Zema e ao vice-governador Paulo Brant, que me acolheram, acreditaram em meu trabalho e deram condições de realizar todas as mudanças necessárias para a construção de um Sistema dos mais modernos do país.