Breno
Rodas
Pontual
Loc moral 3
Optima seguros
Ótima
Sicoob
Giro Luvas
Forte vidros
Quality
Ótica santa luzia
Chama!!!
RR MÍDIA 3
RR 2023 02
Ramses
Patente
Gráfica
Loc moral
zoonoses

Prefeitura inaugura centro cirúrgico e entrega Castra Móvel no Centro de Controle de Zoonoses

O objetivo do Departamento de Controle Populacional é castrar cinco mil animais por ano

30/06/2020 12h22
Por:

Por Ascom Prefeitura

A prefeitura de Sete Lagoas inaugurou, na tarde dessa segunda-feira, 29, um centro cirúrgico e entregou a Unidade Móvel de Esterilização em Saúde (Castra Móvel), ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Ambas as unidades de saúde serão utilizadas para a castração de cães e gatos no município, sendo o centro cirúrgico voltado para atender a população da região local e central e o Castra Móvel atuando nos bairros mais afastados e zona rural.

O objetivo do Departamento de Controle Populacional é castrar cinco mil animais por ano, entretanto, inicialmente, duas mil castrações anuais estão ao alcance do município, sendo 12 animais por dia, aumentando gradativamente. A ordem de atendimento irá priorizar os bairros com maior incidência de casos de esporotricose e leishmaniose.

Segundo a responsável técnica pelo controle populacional do CCZ, Adriana Melgaço, é crescente a incidência de duas zoonoses no município: leishmaniose visceral canina e esporotricose. “Não só em animais, mas em humanos também tem aumentado os casos dessas doenças. Controlar a população de cães e gatos ajuda a reduzir esses números”, explica.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Flavio Pimenta, afirma que a assistência à zoonoses sempre foi um grande conflito no município. “O centro cirúrgico e o Castra Móvel nos darão condições assistenciais de forma especial na contenção dessas doenças que sempre foram uma demanda antiga. Cuidar da saúde animal é também cuidar da saúde humana”, disse. A verba para a construção do centro cirúrgico e para adquirir o Castra Móvel veio do então deputado federal, hoje ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

O prefeito Duílio de Castro fez questão de ir pessoalmente entregar as chaves do Castra Móvel e cortar a fita inaugural do centro cirúrgico. “Enfrentamos muitos problemas até aqui, porém, ainda assim já conseguimos reestruturar a Guarda Municipal e muitas obras estão acontecendo na cidade, resultado do nosso choque de gestão. Agora, com muita alegria, estamos reestruturando o CCZ e lutando pela causa animal. E vamos lutar ainda mais”, disse o prefeito, que aproveitou a oportunidade para dar ordem de serviço a diversas melhorias na unidade, como a contratação de funcionários para atuar no serviço de castração, construção de uma sala de banho, dez vagas de internação, cinco vagas de isolamento, dez canis de maternidade, dez canis individuais e dois canis coletivos, com investimento em torno de R$ 130 mil.

Estiveram presentes no evento o vereador Alcides Barros, representando a Câmara Municipal e peça importante na captação de recursos para o Castra Móvel, o vereador Renato Gomes, responsável por buscar recursos para a construção do centro cirúrgico, o vereador Ismael Soares, autor do primeiro ante-projeto de Lei para a causa animal em Sete Lagoas, transformado na Lei nº 8.674/2017, que dispõe sobre o Castra Móvel, funcionários do CCZ, entre outras autoridades e defensores da causa animal de Sete Lagoas.