Rodas
Optima seguros
Quality
Ótima
Sicoob
Patente
RR 2023 02
RR MÍDIA 3
Breno
Loc moral 3
Ramses
Pontual
Loc moral
Chama!!!
Ótica santa luzia
Gráfica
Giro Luvas
Forte vidros
INTERIORIZAÇÃO

Poços de Caldas inaugura hospital de campanha para combate à COVID-19

Maior cidade do Sul de Minas ganhará 20 novos leitos clínicos e 10 de UTI; unidade será totalmente integrada à rede SUS

03/07/2020 14h22
Por:

Por EM

A cidade mais populosa do Sul de Minas ganhou nessa quinta (2), um reforço no combate à pandemia do novo coronavírus: foi apresentado o primeiro hospital de campanha de Poços de Caldas.

Apesar de pronto, a unidade ainda não será utilizada, mas os leitos ficarão disponíveis para caso de necessidade. Nesta sexta (3), o município tinha 200 casos confirmados e seis óbitos pela doença.

O hospital será totalmente integrado à rede SUS. No total, serão 20 novos leitos clínicos e dez de UTI, localizados no segundo e no terceiro do prédio. No primeiro, funcionará o Centro de Enfrentamento, um ambulatório para atendimento com recepção, triagem, consultórios e salas de medicação. A equipe responsável passará por treinamento para início dos atendimentos nos próximos dias.

“É uma estrutura dentro da Atenção Primária, com a finalidade de atender casos leves, referenciar casos moderados e graves para a nossa rede de urgência e emergência e, ao mesmo tempo, reduzir a circulação de pacientes com sintomas leves em outros serviços de saúde”, explicou Camila Bacelar, coordenadora da Divisão de Atenção Básica.

A abertura do hospital foi fruto de investimento da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Obras, de Serviços Públicos, de Defesa Social e de Saúde, combinado com doações de instituições privadas.

A estrutura, que é particular e sediava até 2012 o hospital São Domingos, foi cedida gratuitamente pelo proprietário; além disso, empresas da região foneceram verbas e equipamentos. A PUC Minas investiu R$ 825 mil em aparelhos e materiais de saúde como contrapartida da implantação do curso de graduação em Medicina no município.

A medida foi tomada como resposta à intensa interiorização da COVID-19 no Brasil. "Esperamos que o Hospital de Campanha não seja necessário, mas se for, temos aqui os leitos prontos para o atendimento, aumentando a capacidade de internação do município", afirma o secretário municipal de Saúde de Poços de Caldas, Carlos Mosconi.