Por Itasat
O hospital de campanha, no parque de exposições Expominas, no bairro Gameleira, região Oeste de Belo Horizonte, deve começar a funcionar antes do dia 15, para quando está previsto o pico da curva da covid-19 em Minas. A informação foi confirmada nesta segunda-feira pelo secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.
“Nós estamos em um processo avançado já de preparação para a abertura de alguns leitos do hospital de campanha. O que nós objetivamos com esses leitos é que eles deem suporte à capacidade que nós temos de operação na Fhemig (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais)”, disse.
Segundo o secretário, neste momento ainda há bastante leitos clínicos no estado. De acordo com ele, mais de 2 mil ainda estão ociosos. “Ou seja, nós podemos ter uma ampliação grande, mesmo sem a necessidade do hospital de campanha”, acrescentou.
Em relação a projeção do pico da covid-19 no estado, o secretário diz que a previsão é baseada nos casos que aconteceram no passado. “A ideia nossa, baseada nesses estudos, é que realmente nós teremos mais casos por volta do dia 15 de julho, situação pela qual eu sempre reforço que pode ser menor se nós mantivermos um isolamento adequado”, finalizou.