Por Itasat
Com a contratação de vários jogadores estrangeiros em 2020, o Atlético estourou o limite de atletas gringos permitido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em cada partida. Desta forma, caso não traga mais nenhum profissional de fora do Brasil, o técnico Jorge Sampaoli terá que deixar pelo menos um de fora das listas de relacionados para os jogos.
Neste momento, são seis jogadores estrangeiros no elenco alvinegro: o zagueiro Junior Alonso (Paraguai), o volante Alan Franco e o meia Cazares (Equador), o meia-atacante Otero e o atacante Savarino (Venezuela) e o atacante Dylan Borrero (Colômbia).
Mas, pelo regulamento da CBF, apenas cinco jogadores de outro país podem ser relacionados pelos clubes para as partidas. Assim, Sampaoli terá que excluir um atleta antes de cada confronto.
Por outro lado, dois deles parecem estar fora dos planos de Sampaoli. O primeiro é Cazares, que tem contrato somente até dezembro e que não demonstrou interesse em renovar. O outro é Otero, que perdeu espaço com as chegadas de reforços para a mesma posição e chegou a ser oferecido recentemente ao Athletico-PR, mas as negociações não evoluíram.
No atual elenco, o número de atletas excluídos de cada jogo no Galo poderá subir para dois, já que a diretoria ainda busca um centroavante no mercado, e todos os sondados até agora são gringos. Isso indica o desejo do clube em trazer mais um atleta de fora do Brasil para o elenco.
O número poderia ser maior, mas há outros dois gringos que estão fora dos planos de Sampaoli: o lateral-esquerdo uruguaio Lucas Hernández e o volante paraguaio Ramón Martínez, que compõem a equipe de transição, formada por jogadores de 16 a 27 anos que treina na Cidade do Galo sob o comando de Leandro Zago e é acompanhada pela comissão técnica do treinador argentino.
A diretoria atleticana tenta encontrar interessados na dupla que custou aproximadamente R$ 20 milhões ao clube no início deste ano. Hernández e Martínez foram contratados pelo então diretor de futebol Rui Costa junto ao Peñarol-URU e Guaraní-PAR, respectivamente.
Neste ano, foram seis jogadores estrangeiros contratados pelo Atlético. Além de Hernández e Martínez, o clube trouxe também Savarino e Dylan Borrero, que chegaram entre janeiro e fevereiro, antes do início da pandemia. Após a vinda de Sampaoli, em março, a diretoria contratou Alan Franco e Junior Alonso.