RR MÍDIA 3
Coperlidere
Jovem de 22 anos

Possível caso de reinfecção pela covid-19 é investigado em Itatiaiuçu, na Grande BH

Um jovem, de 22 anos, que tinha testado positivo para covid-19 em abril, voltou a ser diagnosticado no final do mês de junho, e morreu nesta semana

09/07/2020 09h08
Por:

Por Itasat

Autoridades de saúde de Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, confirmam que está em investigação um caso de possível reinfecção de coronavírus no município. Um técnico de enfermagem, de 22 anos, que tinha testado positivo para covid-19 em abril, voltou a ser diagnosticado no final do mês de junho, e morreu nesta semana.

Em abril, depois de cumprir o isolamento, o jovem voltou ao trabalho, em Itaúna, na região Centro-Oeste do estado. Ele realizou novamente o teste em maio, e o resultado foi negativo para o novo coronavírus. No entanto, em junho, o rapaz procurou a Policlínica de Itatiaiuçu com sintomas graves da doença, e foi encaminhado para um hospital de Itaúna, onde morreu. Foi realizado novamente o teste, e o resultado foi positivo.

A responsável pela epidemiologia da Policlínica em Itatiaiuçu, Gláucia Vilela, confirma o histórico. Segundo ela, ainda não há como se afirmar nada, apenas trabalhar sob hipóteses. “A gente não pode afirmar se tratar de um caso de reinfecção por covid-19 ou se é uma situação de persistência do vírus, com reativação dos sintomas, mas estamos estudando junto com a Secretaria Estadual de Saúde”, disse.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) comunicou que, até agora, não há registro oficial sobre casos de reinfecção ou reativação pelo novo coronavírus no estado. Neste comunicado a nota diz ainda que, na eventual apuração destas situações, quando se trata de municípios com menor densidade populacional e capacidade econômica, a secretaria presta apoio técnico a partir das regionais de saúde.

A reinfecção por coronavírus ainda não é um assunto pacificado por cientistas, sendo objeto de estudo em diversos países, incluindo o Brasil.