RR MÍDIA 3
Coperlidere
159 com a doença

Após morte por covid-19, parentes de presos de Manhumirim cobram informações

Segundo a Sejusp, o presídio de Manhumirim tem 159 presos confirmados com covid-19, até o momento

09/07/2020 13h27
Por:

Por Itasat

Parentes de detentos que cumprem pena no sistema penitenciário de Manhumirim, na Zona da Mata, cobram transparência sobre o estado de saúde dos presos, depois que um detento morreu infectado com a covid-19. De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o presídio de Manhumirim tem 159 presos confirmados com a doença, até o momento.

Lucas Morais da Trindade, de 28 anos, que cumpria pena desde 2018, morreu na manhã do último sábado (4) e foi diagnosticado com o novo coronavírus no último dia 25 de junho. Segundo a Sejusp, no sábado, Lucas desmaiou na cela e foi encaminhado desacordado para atendimento no hospital Padre Júlio Maria, onde morreu. 

A causa da morte no entanto, ainda não foi confirmada e a família de Lucas, por meio do advogado Felipe Peixoto, busca respostas.

"O que nós buscamos é uma resposta perante os órgãos responsáveis. Ele estava sob os cuidados do Estado e faleceu com um vírus que poderia ser evitado, nós precisamos investigar isso. Precisamos, de respostas, não só a família do Lucas, como a família de outros detentos, que não sabem a rel situação de saúde deles", afirma o advogado.

Posicionamento

Em nota, a Sejusp informou que "já instaurou um procedimento administrativo para apuração de eventual conduta de negligência nos cuidados com o preso ou eventuais outros fatores que possam ter motivado o óbito e que todos os detentos passaram por revistas de saúde durante a última semana".

Sobre a fata de transparência, a secretaria afirmou que os familiares podem ter contato com seus parentes de três formas: por meio de cartas, ligações telefônicas ou videoconferências nas unidades em que essa tecnologia já está disponível. 

A Sejusp ainda informou que "para esclarecer sobre os novos procedimentos e informar ações realizadas contra a covid no sistema prisional, o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) também tem emitido comunicados periódicos via WhatsApp para familiares que se cadastram, por meio do "Depen-MG Comunica". Notícias sobre o sistema prisional ainda são disponibilizadas diariamente pelos canais oficiais da Sejusp e do Depen-MG".