Ótima
Ramses
Loc moral
Giro Luvas
Forte vidros
Patente
Pontual
Loc moral 3
Chama!!!
Gráfica
RR MÍDIA 3
RR 2023 02
Ótica santa luzia
Rodas
Optima seguros
Sicoob
Quality
Breno
Tragédia da Vale

Brumadinho: bombeiros aguardam autorização para retomada de buscas pelas '11 joias'

Das 270 vítimas da tragédia, ocorrida há mais de um ano e cinco meses, 11 ainda não foram localizadas

10/07/2020 13h31
Por:

Por Itasat

As buscas pelas 11 vítimas ainda não localizadas da tragédia de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, paralisadas por causa da pandemia de covid-19, ainda não tem data definida para serem restabelecidas, mas isso está próximo de acontecer. O Corpo de Bombeiros elaborou protocolos de segurança que são a avaliados pelo comitê de enfrentamento à covid-19 do governo de Minas. 

A previsão inicial de retomada em meados deste mês não será possível. Contudo, há possibilidade de retorno em agosto. E, depois disso, conforme o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), elas deverão ter uma janela de três meses "até que a chuva comece a impossibilitar".

O rompimento da barragem B1, da Mina Córrego do Feijão, ocorrido em 25 de janeiro de 2019, matou 270 pessoas entre funcionários da mineradora e terceirizada, moradores de comunidades próximas e hóspedes de uma pousada. Das vítimas, 259 tiveram os corpos localizados e as restantes, chamadas de 11 joias, ainda não foram encontradas.

Nessa quinta-feira (9), a Itatiaia veiculou uma reportagem que deu voz aos familiares das vítimas ainda não localizadas, que cobram o retorno das buscas. De acordo com o coronel Alexandre Rodrigues, do Corpo de Bombeiros, a corporação aguarda a validação dos protocolos para retomada das atividades.

"A demanda de análise do comitê de enfrentamento está muito grande. São vários protocolo. Estamos aguardando ansiosamente a aprovação deste protocolo para que possamos retornar. Aguardamos também a estabilização da curva [de casos de coronavírus] que continua ascendente", diz.

Entre os protocolos, está a testagem de todos os militares envolvidos na operação, cuidados especiais no processo de deslocamento, higienização do local, entre outros. "Nós ainda mantemos a esperança que as 11 joias serão encontradas", analisa.

Nessa quinta-feira, durante a preparação para retomada das buscas, os bombeiros encontraram um segmento de corpo. Ainda não há informações sobre a identificação e o estado de decomposição do segmento, que foi localizado na área chamada Terminal de Cargas Ferroviário. Também não é possível dizer que se trata de uma vitima ainda não localizada, já que pode pertencer a um corpo já encontrado.