Por Itasat
Há quatro meses sem disputarem uma partida, Atlético e América farão um jogo-treino nesta quarta-feira, às 10h, na Cidade do Galo. Será o primeiro teste das equipes antes do reinício do Campeonato Mineiro, marcado para o dia 26 de julho, quando justamente Galo e Coelho irão se enfrentar pela penúltima rodada da fase de classificação.
O teste no Centro de Treinamento do Atlético servirá para os técnicos Jorge Sampaoli e Lisca fazerem observações, após quase dois meses só de treinos, visando ao confronto pelo Mineiro e para a reta final do Estadual. Tanto a TV Galo quanto a TV Coelho vão transmitir o duelo preparatório no Youtube.
O jogo-treino será ainda mais importante para o Galo. Durante a paralisação do futebol nacional por conta da pandemia do novo coronavírus, o clube afastou sete jogadores (o lateral-esquerdo Lucas Hernández, os volantes Ramón Martínez e Zé Welison e os atacantes Ricardo Oliveira, Franco Di Santo, Edinho e Clayton). Além disso, foi o time brasileiro que mais contratou. Sampaoli pediu reforços e a diretoria atendeu trazendo seis atletas: os zagueiros Junior Alonso e Bueno, os volantes Léo Sena e Alan Franco e os atacante Keno e Marrony.
Alguns reforços do Galo podem ficar fora
No entanto, nem todas as contratações do Atlético estarão em campo nesta quarta-feira. O volante Alan Franco, por exemplo, chegou a Belo Horizonte apenas na última sexta (10), após mais de um mês de espera para conseguir entrar no Brasil, e ainda passa por exames médicos. Já o zagueiro Junior Alonso e o atacante Keno aprimoram a parte física e são dúvida.
Desfalques e dúvidas no Alvinegro
Outras possíveis baixas podem ser o meia Cazares (que voltou a treinar recentemente após se recuperar da covid-19) e o atacante Bruno Silva (recuperado de lesão muscular na coxa esquerda, sofrida na estreia no Mineiro, no dia 26 de janeiro). Ambos fazem atividades físicas no CT.
Desfalques certos no Galo para o jogo-treino são o zagueiro Gabriel e o volante Gustavo Blanco, que estão lesionados. O primeiro sofreu lesão no púbis, enquanto o segundo se recupera de problema no quadril e ruptura do tendão do músculo reto femoral.
América
Ao contrário do rival, o América manteve a base do time que lidera o Campeonato Mineiro e está invicto na temporada. O clube contratou apenas um jogador durante a pandemia: o zagueiro Anderson, que estava no Bahia. Na parada, o técnico Lisca ainda ganhou os atacantes Marcelo Toscano e Felipe Azevedo, que voltaram de empréstimo do Mirassol-SP e do Água Santa-SP, respectivamente, além do zagueiro Sabino, que retornou de empréstimo ao Villa Nova.
Outra novidade no elenco de Lisca é o jovem atacante Kawê, de 18 anos, promovido aos profissionais pelo treinador. A única baixa no Coelho durante a pandemia foi a saída do meia Guilherme Borges, de 20 anos.
Três jogadores vão desfalcar o Coelho no jogo-treino desta quarta-feira, pois ainda fazem trabalhos na fisioterapia: o volante Renan Gomes, que rompeu o ligamento do joelho esquerdo, o lateral-direito Ronaldo e o atacante Neto Berola, que tiveram o mesmo problema no joelho direito.
Último jogo das equipes
Atlético e América entraram em campo pela última vez há quatro meses. O Galo venceu o Villa Nova por 3 a 1, em Nova Lima, no dia 14 de março, enquanto o Coelho bateu o Patrocinense por 1 a 0, fora de casa, no dia 15 de março, ambos pela nona rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro.
O América é o líder do Estadual, com 21 pontos, e está garantido nas semifinais. Já o Atlético ocupa a terceira posição, com 18 pontos. Faltam duas rodadas para o fim da fase de classificação do Campeonato Mineiro.