Por Itasat
Após mais de quatro meses de paralisação por causa da pandemia de covid-19, o torcedor do Cruzeiro, finalmente, poderá matar a saudade de ver o time em campo. Às 11h deste domingo (26), a Raposa enfrenta a URT, no Mineirão, pela décima rodada do Campeonato Mineiro. Mas não é só saudade, também é matemática.
Isso porque, com o retorno das competições, vem à tona a situação celeste no Estadual, que está longe de ser tranquila. Restando duas rodadas para o fim da competição, o Cruzeiro, quinto colocado, com 14 pontos, está a três da quarta Caldense, primeira equipe dentro da zona de classificação à próxima fase do campeonato mineiro.
A equipe de Poços de Caldas será a adversária da Raposa na última rodada, disputada na próxima quarta-feira (29), com mando da equipe do Sul de Minas.
Neste domingo, pela décima rodada, a Caldense enfrenta o Villa Nova, que briga pelo rebaixamento, em Poços de Caldas.
Contas
Para pensar em disputar as semifinais, o Cruzeiro não pode pode pensar em resultados que não sejam vitórias. Contudo, ainda assim, pode não ser o suficiente.
Isso porque o Cruzeiro sofreu mais gols e marcou menos do que a Caldense. A equipe celeste possui saldo de 2 contra 4 da caldense.
Vitórias (ou empates) das duas equipes
Caso Cruzeiro e Caldense vençam neste domingo, a Raposa, além de precisar vencer a Caldense no confronto direto, terá que tirar a diferença do saldo de gols. Em caso de empate, a situação seria a mesma. Permaneceria precisando tirar a diferença. Apenas poderia se agravar caso a Patrocinense vença o Uberlândia, ultrapassando o Cruzeiro e embolando de vez a competição.
Vitória do Cruzeiro e derrota da Caldense
Este seria o melhor dos cenários para o Cruzeiro. Neste caso, a Raposa poderia precisar apenas de um empate na última rodada, a depender do número de gols marcados pelo Cruzeiro e sofridos pela Caldense nesta rodada.
Vitória da Caldense e tropeço do Cruzeiro
Neste cenário, considerando a briga contra a Caldense, o Cruzeiro poderia dar adeus à chance de se classificar.
Outra possibilidade
Não é só a Caldense. O Cruzeiro pode tentar roubar a vaga de outro adversário: o arquirrival Atlético. Contudo, esta é uma possibilidade mais remota, já que dependeria de dois tropeços do Galo.
O Tombense, atual segundo colocado com 20 pontos, também é uma possibilidade distante. Já que, além de vencer os dois jogos, o Cruzeiro dependeria de duas derrotas da equipe de Tombos, além de tirar uma diferença de 8 no saldo de gols.