Por Itasat
O Cruzeiro entra em campo nesta quarta-feira, às 21h30, com uma difícil missão para tentar se classificar às semifinais do Campeonato Mineiro. A equipe celeste enfrenta a Caldense, no estádio Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas, pela última rodada da primeira fase, precisando vencer por três gols de diferença para avançar entre os quatro melhores da competição.
Na quinta posição, a Raposa tem 17 pontos, três a menos que a Veterana, terceira colocada, e precisa tirar a desvantagem no saldo de gols, que atualmente é favorável à Caldense: dez contra cinco.
Há ainda a possibilidade de o Cruzeiro se classificar vencendo por qualquer placar. Mas, para isso, a equipe celeste não dependerá das próprias forças, pois teria que torcer para que o Atlético, quarto colocado com 19 pontos, tropece diante do Patrocinense, no Mineirão. As partidas serão disputadas no mesmo horário. Desta forma, o time celeste iria para 20 pontos e igualaria a pontuação do arquirrival, mas superaria no número de triunfos: seis contra cinco.
“É um jogo em que a gente precisa vencer, acima de tudo. Estamos focados em poder vencer mais esse jogo, que é muito difícil. É o nosso papel. A Caldense manteve a mesma equipe de antes da parada, uma equipe que estava muito bem classificada, e será um grande desafio”, afirmou o técnico Enderson Moreira.
Para o duelo contra a Caldense, Enderson terá os retornos importantes. O volante Jadsom e o meia Maurício cumpriram suspensão automática na vitória sobre a URT, no último domingo (26), e voltam a ficar à disposição.
O zagueiro Léo também retorna. O defensor, que não entrou em campo no último fim de semana por ter testado positivo para a covid-19 na sexta-feira (24), realizou exames no sábado (25) e na segunda (27) que descartaram a doença.
Há ainda a provável volta do atacante Marcelo Moreno, que desfalcou o time na última hora contra a URT por conta de um desconforto gastrointestinal. Recuperado, o boliviano viajou com a delegação para o Sul de Minas.
Com os reforços, a tendência é que o Cruzeiro tenha mudanças em todos os setores em relação ao time que venceu a URT: na zaga, Léo no lugar de Marllon; no meio-campo, Jadsom na vaga de Jean e Maurício substituindo Iván Angulo, que deixou o clube e voltou para o Palmeiras; e, no ataque, Marcelo Moreno entra para a saída de Thiago ou Stênio.
Caldense promete ser ofensiva
A Caldense manteve 16 jogadores e trouxe 13 reforços para a retomada do Campeonato Mineiro. A equipe de Poços de Caldas, que teve menos de duas semanas de preparação para o reinício do Estadual, perdeu cinco atletas, que não renovaram o contrato. Dois deles eram titulares no time que disputou as nove rodadas anteriores à paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus: o volante Daniel, que deixou o clube e assinou com o Boa Esporte, e o atacante Luan Costa.
Para suprir as duas ausências no time principal, o técnico Marcus Paulo Grippi ganhou o volante Lucas Silva e o atacante João Pedro, que começaram a partida contra o Tupynambás, no último domingo (26), em que a Veterana goleou por 4 a 0, em Poços de Caldas.
Seguem no departamento médico o volante Franklin e o atacante Arthur, que não atuaram diante do Tupynambás e podem desfalcar a Caldense no confronto contra o Cruzeiro.
A Veterana ainda não sabe se poderá contar com outros quatro jogadores que testaram positivo para a covid-19 na última sexta-feira (24), antes da disputa da nona rodada: o zagueiro Caio Talarico, o lateral-direito Filipi Sousa, o meia Bruno Oliveira e o atacante João Pedro. Eles refizeram os exames nessa segunda (27), mas os resultados ainda não saíram.
Apesar de jogar podendo perder por até dois gols de diferença para se classificar, a Caldense promete que vai enfrentar o Cruzeiro para vencer. É o que assegura o técnico Marcus Paulo Grippi.
“Será um jogo bem difícil. Estamos cientes que a classificação está perto das nossas mãos, mas futebol é jogado. Se der brecha para time grande eles vêm e atropelam. Estamos focados em fazer um bom jogo e não jogar com o regulamento em baixo do braço. Vamos jogar nosso futebol para tentar ganhar o jogo”, garantiu.
Caldense x Cruzeiro
Caldense: Alyson; Gabriel Tonini, Jonathan Costa, Lucas Mufalo e Verrone; André Mensalão e Lucas Silva (Franklin); João Victor, Nathan e Rafael Rosa (Arthur); Kaique Maciel. Técnico: Marcus Paulo Grippi
Cruzeiro: Fábio; Raúl Cáceres, Léo, Cacá e Patrick Brey; Jadsom e Ariel Cabral; Régis, Maurício e Thiago (Stênio); Marcelo Moreno. Técnico: Enderson Moreira
Motivo: 11ª rodada do Campeonato Mineiro
Data: 29 de julho de 2020, quarta-feira, às 21h30
Local: Estádio Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas (MG)
Árbitro: Ronei Cândido Alves
Auxiliares: Marconi Helbert Vieira / Leonardo Henrique Pereira