Coperlidere
RR MÍDIA 3
macacos

Vale finaliza obra que realocou escola de Macacos por risco de rompimento de barragem

Rubem Costa Lima

14/08/2020 09h05
Por:

Por Itasat

O distrito de Macacos, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebeu a nova Escola Municipal Rubem Costa Lima. A unidade escolar precisou ser realocada devido ao risco de rompimento da barragem B3, B4 da mina Mar Azul, da mineradora Vale, já que o local onde ela estava instalada está na mancha de inundação. 

A instituição vai abrigar cerca de 200 alunos, conforme explica o prefeito de Nova Lima, Vitor Penido (Democratas). "A Vale assumiu o compromisso de construir um prédio novo, onde desapropriamos uma área enorme na entrada de Macacos, na parte que liga a cidade de Nova Lima ao povoado de macacos. Vamos procurar atender todos os alunos de Macacos e região", diz.

Não há previsão de retorno às aulas na escola recém-construída. O prefeito diz que aguarda autorização do governo de Minas. "Aguardamos a definição do estado. Não adianta a agente falar que vamos fazer agora porque isso depende da Secretaria Estadual da Educação. Mesmo assim estamos procurando dar atendimento a todos nossos a alunos a distância". 

De acordo com a Defesa Civil, auditores que fazem a leitura da barragem atestaram a instabilidade a barragem B3 B4, que tem cerca de 3 milhões de metros cúbicos de rejeito. Ela foi construída a montante, mesmo modelo das barragens que se romperam em Brumadinho, na Grande BH, em Mariana, na região Central. Moradores de 49 casas foram retirados em fevereiro deste ano.