Por Itasat
Bares, restaurantes e lanchonetes estão com o horário de funcionamento reduzido em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ao mesmo tempo em que a prefeitura decidiu ampliar os horários de shoppings, galerias e centros de comércio da cidade. As mudanças que vieram por meio de decreto publicado na última sexta-feira (15) já estão em vigor.
Os bares, restaurantes e lanchonetes podem funcionar de quarta-feira a domingo, das 11h às 22h, desde que atendam as medidas sanitárias, como o uso obrigatório de máscaras e toucas pelos funcionários. No decreto anterior, publicado no dia 7 de agosto, estes estabelecimentos também estavam autorizados a funcionar às segundas e terças-feiras.
Já os shoppings centers, shoppings populares, galerias de lojas e centros de comércio podem funcionar de segunda a sábado, de 12h às 20h. Antes, só poderiam abrir de quarta a sábado.
De acordo com o procurador-geral do município, Marius Carvalho, Contagem não faz mais parte do Minas Consciente, programa do governo estadual que orienta prefeituras quanto à reabertura. Contudo, segue a linha, com algumas alterações, dos protocolos, divididos em ondas.
“Trouxemos os bares e restaurantes para atendimento interno, o que está previsto apenas para a onda verde, já para este momento”, explica.
Ainda de acordo com Carvalho, para adotar a medida, foi acrescido a contagem de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede privada. “Além disso esta semana estamos recebendo 50 respiradores que foram importados e eles serão capazes de aumentar o nosso número de leitos de UTI. Estamos seguindo todas as medidas de segurança para fazer essa retomada gradual das atividades comerciais”, completa.