Por Itasat
O secretário Estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, em entrevista coletiva nesta terça-feira, falou em "início de tendência de queda" dos números da pandemia em Minas Gerais. Gráficos foram mostrados para explicar a situação da pandemia no estado.
De acordo com Amaral, Minas chegou a ter cerca de 80 óbitos ocorridos em um único por covid-19 em meados de julho. "Ainda está um pouco precoce, mas parou de haver incremento no número de mortes", alega.
O número de mortes citado pelo secretário corresponde apenas ao dia do óbito. Nos boletins que são divulgados pela pasta, cuja a barreira de 150 contabilizações de um dia para o outro já foi batida, os registros também trazem mortes que ocorreram há mais tempo e que foram registradas pela secretaria no período.
Para exemplificar, ele cita que no boletim divulgado nesta terça-feira, que apontou novas 83 mortes, havia óbito do dia 26 de julho. "É um mecanismo de notificação que pode haver atraso desses dados na secretaria", diz.
Minas Gerais possui 177.787 casos confirmados de coronavírus e 4.306 mortes por covid-19. Estão em acompanhamento 29.349 pacientes e 144.132 se recuperaram.