Por Itasat
O Cruzeiro não conseguiu vencer mais uma vez na Série B do Campeonato Brasileiro. Em um gramado ruim na Arena Batistão, em Aracaju, a equipe celeste não jogou bem e só empatou em 1 a 1 com o Confiança, neste domingo, pela quinta rodada, A Raposa ainda desperdiçou uma cobrança de pênalti no começo do jogo com o meia Régis.
Raúl Cáceres abriu o placar para o Cruzeiro, aos 25 minutos do primeiro tempo, de cabeça. Mas Reis empatou para o Confiança, aos 44 da etapa inicial, em uma falha de marcação do lado esquerdo da defesa celeste. A Raposa reclamou de impedimento no início da jogada, mas o árbitro validou o gol. Lembrando que na Série B não tem o VAR para revisar o lance.
No primeiro tempo, o Cruzeiro chegou a pressionar e criar algumas situações para balançar as redes, mesmo após o pênalti perdido por Régis. O zagueiro Matheus Mancini, ex-Atlético, chegou a salvar em cima da linha em duas finalizações: em um chute de Thiago e em uma cabeçada de Léo. Mas, na etapa final, o time não conseguiu produzir nada ofensivamente, apesar da fragilidade do adversário, e foi presa fácil para a marcação do sistema defensivo do Confiança.
Com o resultado, o Cruzeiro estacionou no meio da tabela da Série B, na 11ª posição com quatro pontos, metade da pontuação da Ponte Preta, que fecha o G4. Já o Confiança segue na zona de rebaixamento, em 18º lugar com dois pontos.
Agora, o Cruzeiro volta as atenções para a Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira (26), às 16h, o time celeste faz o jogo de volta da terceira fase contra o CRB, em Maceió. Como perdeu por 2 a 0 na ida, no Mineirão, a Raposa precisará ganhar por três gols de diferença para se classificar. Vitória celeste por dois de vantagem leva a decisão da vaga para a disputa de pênaltis.
Pela Série B, o Cruzeiro volta a campo no sábado (29), para enfrentar o América, às 19h, no Mineirão, pela sexta rodada. No mesmo horário, o Confiança visita o Figueirense, no Orlando Scarpelli.
O jogo
Mesmo em um gramado ruim, o Cruzeiro começou bem a partida e teve um pênalti a seu favor logo aos 11 minutos de jogo, quando o árbitro viu a bola bater na mão do volante Jefferson na área do Confiança. Régis tinha a chance de abrir o placar para a Raposa, mas telegrafou a cobrança e o goleiro Rafael Santos caiu no canto para defender.
Apesar do pênalti perdido, o Cruzeiro continuou em cima e quase marcou pouco depois com Thiago, mas o zagueiro Matheus Mancini salvou em cima da linha.
Com maior posse de bola, o Cruzeiro foi premiado pela insistência aos 25 minutos. Raúl Cáceres cruzou, a bola passou por toda a área e chegou ao lado esquerdo com Régis, que levantou de novo para a área e, na segunda trave, o lateral paraguaio cabeceou no cantinho, sem chances para o goleiro. A bola ainda tocou na trave antes de entrar.
A Raposa dominava a partida e quase ampliou com Léo. Em bola levantada para a área, o zagueiro ganhou no alto e desviou de cabeça, mas Matheus Mancini, de novo, salvou em cima da linha.
Quando o Cruzeiro era melhor, o Confiança aproveitou uma pane no lado esquerdo da defesa mineira e empatou o jogo aos 44 minutos da etapa inicial. Ari Moura passou por três marcadores e tocou para Reis, que invadiu a área e bateu. Fábio caiu de forma estranha e ainda encostou na bola, mas não evitou o gol do time da casa. A Raposa reclamou de impedimento no início da jogada, mas o árbitro validou o lance.
Nos acréscimos do primeiro tempo, o Confiança reclamou de um pênalti, após confusão na área do Cruzeiro. Depois de cruzamento, Nirley cabeceou, Fábio espalmou para o meio da área e, no rebote, o jogador do Confiança chutou para o gol, mas a bola pegou no braço de Cáceres. O árbitro mandou o jogo seguir.
No segundo tempo, a partida ficou muito ruim tecnicamente. O duelo ficou mais físico e as substituições (Welinton, Maurício, Claudinho e Roberson) não acrescentaram nada ao Cruzeiro. As duas equipes não criaram nenhuma jogada de perigo e o empate acabou sendo justo em Aracaju.
Confiança 1 x 1 Cruzeiro
Confiança: Rafael Santos; Thiago Ennes, Nirley, Matheus Mancini e Dudu (Djalma Silva); Jefferson e Madison (Danilo Pires); Iago (Ítalo), Ari Moura (Amaral) e Reis (Marcelinho); Bruno Paraíba. Técnico: Matheus Costa
Cruzeiro: Fábio; Raúl Cáceres, Léo, Cacá e Giovanni; Jadsom e Henrique; Riquelmo (Claudinho), Régis (Maurício) e Arthur Caike (Welinton); Thiago (Roberson). Técnico: Enderson Moreira
Motivo: 5ª rodada - Série B do Campeonato Brasileiro
Data: 23 de agosto de 2020, domingo, às 18h
Local: Arena Batistão, em Aracaju (SE)
Gols: Raúl Cáceres (25’/1º), Reis (44’/1º)
Cartão Amarelo: Reis (Confiança)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Michael Correia (RJ) e Andrea Izaura Maffra Marcelino de Sá (RJ)