Por O Tempo
Bem mais acertado em campo que o rival, o América mostrou sua força e venceu o Cruzeiro, neste sábado (29), à noite, no Mineirão, por 2 a 1, entrando no G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Se o Coelho conseguiu emplacar sua segunda vitória seguida na competição, a Raposa completou sua terceira partida sem vitória.
Embora tenha três triunfos e um empate em seis jogos, a equipe celeste soma apenas quatro pontos, porque precisou pagar seis referente a uma punição da Fifa. O Cruzeiro é apenas o 14º colocado na tabela. A equipe americana, por sua vez, chega a 11 pontos, e ocupa a terceira posição. A sexta rodada da Segunda Divisão será concluída neste domingo (30).
Na próxima quarta-feira, enquanto o América recebe o CSA, às 16h30, no Independência, o Cruzeiro joga no Sul do país, contra o Brasil de Pelotas, às 21h30.
No Cruzeiro, Enderson Moreira pôde promover o retorno de peças que não tinham condições de jogo na Copa do Brasil, no meio de semana, como Arthur Caíke e Régis. Marcelo Moreno também retornou ao ataque. Na equipe de Lisca, a novidade ficou por conta de Marcelo Toscano.
O jogo demorou a engrenar, com poucas oportunidades ofensivas, salvo alguns lances de bola parada. Mas quando conseguiu encaixar um descida mais efetiva, o zagueiro Eduardo Bauermann, no papel de centroavante, tirou o zero do placar aos 25 min da primeira etapa. Na comemoração, o defensor do Coelho fez uma homenagem ao ator norte-americano Chadwick Boseman, intérprete do personagem Pantera Negra, que morreu na sexta-feira.
Quando se esperava uma reação celeste, o que se viu na verdade foi um América ainda mais à vontade, que passou a dominar o jogo. Matheusinho ampliou aos 31 min e poderia até ter saído para o intervalo com um placar melhor.
Com o resultado parcial desfavorável, a Raposa voltou com três mudanças nas segunda etapa: o jovem Matheus Pereira, de 19 anos, estreante da noite, e os já conhecidos Jadsom e Maurício. Na prática, as alterações não surtiram tanto efeito.
O Coelho ficou na dele: se fechou e procurou o contra-ataque para ampliar. Aos 30 min, o Cruzeiro diminuiu, com Arthur Caíke, de falta, o primeiro dele com a camisa azul. Já com Thiago e Machado em campo, o Cruzeiro foi para a pressão, mas não suficiente para igualar o marcador.
FICHA TÉCNICA
Cruzeiro 1 x 2 América
CRUZEIRO
Fábio; Raúl Cáceres, Léo, Cacá e Giovanni (Matheus Pereira); Henrique (Machado), Ariel Cabral (Jadsom), Arthur Caíke, Régis (Maurício), Airton e Marcelo Moreno (Thiago). Técnico: Enderson Moreira
AMÉRICA
Matheus Cavichiolli; Daniel Borges (Diego Ferreira), Messias, Eduardo Bauermann e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho e Alê (Flávio) e Matheusinho (Calyson); Rodolfo (Léo Passos) e Marcelo Toscano (Vitão).
Técnico: Lisca
Motivo: 6ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2020
Gols: Arthur Caíke (C); Eduardo Bauermann e Matheusinho
Cartões amarelos: Lucas França e Jadsom (C); Matheusinho e Daniel Borges (A)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli (CBF-MG)
Assistentes: Frederico Soares Vilarinho e Leonardo Henrique Pereira (CBF-MG)